O Governo do Espírito Santo anunciou nesta terça-feira (10) um conjunto de investimentos na área da inovação.
O governador Renato Casagrande (PSB) lançou, durante evento no Palácio Anchieta, em Vitória, o programa ‘ES Inovador’ e o Manifesto da Inovação.
O socialista também anunciou a relação de editais de fomento à pesquisa e à inovação para este ano. O investimento somente para os editais é de mais de R$ 79 milhões em recursos estaduais e fruto de parcerias.
Segundo Casagrande, o objetivo das ações é a promoção do ambiente de inovação no Espírito Santo. “Não apresentamos um projeto de governo, mas sim um programa de Estado que envolve outros atores. Queremos que todos estejam envolvidos, pois todos têm um papel a cumprir. Na hora que a gente assina esses editais, estamos aportando recursos públicos em inovação. Nós aqui no Espírito Santo temos uma gestão fiscal responsável, em que podemos aportar R$ 79 milhões em ciência, pesquisa, tecnologia e inovação”, afirmou.
Em contraponto aos investimentos do Governo do Estado, o socialista lamentou a diminuição de recursos em âmbito nacional. “Enquanto o Governo Federal retira dinheiro de pesquisa, a gente aporta. Isso é um diferencial do nosso Estado. Queremos que o Espírito Santo todo tenha um ambiente de inovação. Inovar para que possamos mudar de patamar na prestação dos serviços públicos. A sociedade tem pressa e está mais exigente. Temos que ser mais rápidos, eficientes e com menor custo”, enfatizou o governador.
Programa ‘ES Inovador’
o ES Inovador se divide em duas áreas: “Governo Inovador” e “Economia Inovadora”. O Governo Inovador é um programa que busca otimizar e resolver processos por meio da robotização, diminuindo tempo das ações e gastos financeiros. A meta é automatizar todos os processos até o final de 2022.
Já o programa Economia Inovadora está baseado na formação para o mundo do trabalho; na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); e na ambiência de negócios. Estão previstas ações para incentivar o empreendedorismo, a inovação e a criatividade. Entre elas estão o Programa Qualificar ES, o ensino médio integrado, a Formação Profissional para a Inovação; e os Centros Técnicos Criativos (CTCs).
Com informações do Governo do Espírito Santo