O Espírito Santo alcançou um marco histórico em setembro, com o menor número de homicídios para o mês desde 1996. Foram 55 mortes violentas nos últimos 30 dias, uma redução de 20 assassinatos em comparação com o mesmo período de 2023. No acumulado de 2024, o Estado já apresenta uma queda significativa de 12,1% nos homicídios.
Todas as regiões do Estado registraram diminuição nos crimes letais, com destaque para as regiões Metropolitana e Norte, que juntas somaram 61 assassinatos a menos em 2024. As regiões Sul, Noroeste e Serrana também contribuíram para o resultado, reforçando a tendência de queda em todo o Espírito Santo.
O governador Renato Casagrande destacou que, embora ainda haja vidas perdidas, é importante reconhecer o trabalho das forças de segurança e os investimentos feitos na área ao longo dos últimos anos. “Sempre digo que enquanto uma vida estiver sendo perdida não podemos comemorar. Só que precisamos valorizar o trabalho que vem sendo feito na segurança pública, em especial, das nossas forças de segurança. É preciso lembrar ainda os investimentos feitos ao longo dos últimos anos”, afirmou Casagrande.
O governador do Espírito Santo também ressaltou a queda nos homicídios em todas as regiões do estado, o que reflete os esforços contínuos para melhorar a segurança pública. “Foi o menor número de casos em 28 anos para um mês de setembro, mas no ano temos uma redução de 12% em relação a 2023. Além disso, registramos queda nos homicídios em todas as regiões do Estado. Isso mostra que estamos no caminho certo”, completou.
Os resultados obtidos são resultados de uma política pública bem estruturada e diretrizes claras, como é o caso do Estado Presente em Defesa da Vida, lançado pelo governo Casagrande. O programa integra intervenções policiais com ações voltadas à proteção social, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como jovens e mulheres. Casagrande monitora de perto as iniciativas do programa, que tem se mostrado eficaz na promoção da segurança e na redução da violência no estado.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou o empenho das forças policiais em dar mais segurança à população, além dos investimentos, principalmente em inteligência e tecnologia, feitos pelo Governo do Estado, para que as estatísticas continuem em queda.
“Desde 2019, o governador vem investindo forte na Segurança Pública, com a retomada do programa Estado Presente em Defesa da Vida, e o resultado disso vemos nos dados, com anos seguidos de reduções de violência e bons resultados. Não temos nada a comemorar, mas devemos deixar registrado que o Espírito Santo caminha para um patamar muito bom entre as federações. Só agradecer ao trabalho diário dos nossos policiais e todo o apoio do Governo nesse planejamento”, disse Damasceno.
Com informações do governo do Espírito Santo