A Volare, unidade de negócios da Marcopolo, anunciou nesta segunda-feira (11) a construção de uma montadora de miniônibus em São Mateus, região Nordeste do Estado. O anúncio foi feito no gabinete do governador Renato Casagrande, na presença do prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto, e do secretário de Desenvolvimento do município, William Zani, quando foi assinado um protocolo de intenções entre Governo do Estado, Prefeitura Municipal e empresários. O empreendimento faz parte da política de descentralização e harmonização do desenvolvimento nas microrregiões do Espírito Santo.
O investimento será na ordem de R$ 35 milhões e vai gerar 300 empregos diretos. A estimativa é que a produção alcance o número de mil veículos por ano. O início da produção deverá ser em agosto de 2013.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse que este é um momento de comemoração para o Espírito Santo. “Estamos anunciando a primeira montadora do Estado e esta é uma grande oportunidade para São Mateus. Nossa ideia ,hoje, é iniciar a indústria automotiva no Espírito Santo. Além disso, estamos descentralizando investimentos estratégicos para o interior do Estado e esses objetivos consideramos importantes para o desenvolvimento. O Espírito Santo ficou muito tempo sem ter condições de se desenvolver, por isso este momento é para nós uma grande alegria. Vocês representam a primeira atividade automotiva no nosso Estado”.
Na opinião do secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, este é o início da indústria automobilística no Espírito Santo. “Este é um grande empreendimento para os capixabas. Uma empresa como a Volare não apenas gera oportunidades como agrega valor aos nossos produtos. Podemos dizer que a história de São Mateus, daqui em diante, será dividida entre o antes e o depois de 2012 devido à tamanha importância deste investimento não apenas para o desenvolvimento do município, mas para todo o Estado”.
O secretário acrescentou ainda que a empresa escolheu investir no Espírito Santo devido à sua posição geográfica estratégica. “Este é um momento de comemorar, é um empreendimento que tem tudo a ver com o Estado”.
O prefeito Amadeu Boroto agradeceu a oportunidade. “Agradecemos à equipe de Governo pelo processo de desenvolvimento da nossa região. Receber essa montadora é uma honra muito grande no nosso município. Vocês, com certeza, são muito bem-vindos. Agradecemos a escolha do município pela logística e que vai gerar emprego e renda para a nossa população”.
Durante o anúncio, também estiveram presentes o secretário da Fazenda, Maurício Duque, o secretário de Projetos Especiais, José Eduardo Azevedo, entre outras autoridades.
Volare
A Unidade de Negócios LCV – Veículos Comerciais Leves, pertencente à Marcopolo S.A., é responsável pelo desenvolvimento e comercialização de produtos da marca Volare, que tem fabricação em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Nascida em 1998, a Volare possui hoje uma linha completa de miniônibus no mercado nacional.
A Marcopolo é uma das maiores empresas fabricantes de ônibus do mundo, com unidades fabris em sete países: Brasil, Colômbia, Argentina, México, Índia, Egito e África do Sul. Foi fundada há 63 anos e hoje possui receita de R$ 3,6 bilhões por ano. É uma multinacional brasileira líder no mercado nacional.