O prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) assumiu, nesta quinta-feira (27), a presidência da Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, para a América do Sul, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). O socialista será o primeiro brasileiro a ocupar o cargo, que antes era do prefeito de Quito, no Equador, Maurício Rodas. O mandato é de três anos.
O Iclei é um entidade global que reúne mais de 1.750 governos locais e regionais com o compromisso do desenvolvimento urbano sustentável.
A cerimônia de posse foi realizada na cidade de Bonn, na Alemanha, durante a reunião anual do Comitê Executivo Geral (GexCom).
Há cerca de dois meses, Geraldo Julio foi indicado pelos demais membros do Conselho Regional e o Recife foi escolhido pelo pioneirismo e efetividade de políticas públicas na área de sustentabilidade, em especial no controle e redução da emissão dos gases de efeito estufa e no enfrentamento às mudanças climáticas.
O Comitê Regional do Iclei que será presidido pelo prefeito socialista abrange 73 governos locais e o grupo se reunirá anualmente de forma presencial e trimestralmente em audiências virtuais.
“À frente do Iclei, o Recife, que se consolidou em nossa gestão com políticas públicas pioneiras e efetivas na área de sustentabilidade, ganha agora um maior protagonismo no debate e no enfrentamento às mudanças climáticas”, afirmou o prefeito da capital pernambucana.
Mudanças climáticas
Nos últimos anos, o Recife construiu alicerces voltados para o enfrentamento às mudanças climáticas. Foi a primeira cidade do Nordeste a ter um inventário de emissão de gases do efeito estufa, referente ao ano de 2012. De lá para cá, já foram produzidos os inventários de 2012 a 2015 e a atualização está em processo de produção.
Para o cálculo dessas emissões são levados em consideração o consumo de energia e de combustíveis e a produção de resíduos sólidos na cidade. A análise histórica dos inventários já mostra os reflexos do cumprimento da política climática e da adoção de práticas sustentáveis na cidade. Neles, pode-se perceber a estagnação das emissões ao longo dos anos, em contraste com as previsões presentes no Plano de Baixo Carbono, que estabelecem um aumento anual e gradual das emissões da cidade.
A capital pernambucana faz parte do projeto internacional Urban Leds: Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes, realizado pela ONU-Habitat, por meio do Iclei.
A iniciativa inseriu o Recife entre as cidades que mais tem avançado nas políticas de enfrentamento à mudança climática, com a realização de Inventários de Gases do Efeito Estufa (GEE), Plano de Redução de Emissões (Plano de Baixo Carbono), entre outras ações. Na primeira edição do Urban Leds, entre os anos de 2013 e 2016, o Recife se destacou como cidade modelo para a iniciativa no país.
Além disso, o Recife foi reconhecido como uma das cidades que adotam práticas para redução dos gases do efeito estufa durante o evento Conexão CDP – Carbon Disclosure Project, em São Paulo. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, recebeu a certificação que enquadra a capital pernambucana na categoria B e o papel que a cidade desenvolve frente à mudança do clima.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife