A Câmara dos Deputados recebeu, nesta quarta-feira (20), a visita da blogueira cubana Yoani Sánchez para exibição do documentário "Conexão Cuba-Honduras", do cineasta brasileiro Dado Galvão. Com a notoriedade de seu blog “Generación Y”, que critica o regime cubano, Yoani chegou ao Brasil na última segunda-feira. Desde então ela tem sido alvo de protestos de defensores do país comandado pelos irmãos Fidel e Raúl Castro. O filme, que trata das restrições à liberdade de expressão em diferentes países, foi impedido de ser exibido ontem, em Feira de Santana (BA) por conta da ação dos manifestantes.
Após chegada tumultuada da blogueira, grupos pró e contra foram barrados na entrada do plenário onde aconteceu a reunião. O único parlamentar a fazer o contraponto a essa visita na Casa foi o deputado Glauber Braga (PSB-RJ). O socialista explicou que este evento tomou proporções de “palanque eleitoral” e que isso não pode ser motivação para uma reunião dessa natureza. “Não é razoável que nesta Casa se fale tanto de liberdade de expressão, e ao mesmo tempo se proíba a entrada de manifestantes no recinto”, disse.
Na opinião do parlamentar, a defesa de determinadas bandeiras não pode estar a serviço de um único interesse. “Deve haver a defesa dos interesses daqueles que são os direitos mais amplos de todos em qualquer lugar e em qualquer circunstância”, completou. Glauber Braga também aproveitou a ocasião e fez algumas perguntas para Yoani, por exemplo, o que ela pensa a respeito do embargo dos Estados Unidos sobre Cuba.
"Minha posição sobre o embargo norte-americano é que deve terminar já, o quanto antes. O que acontece, hoje, é que o embargo é a razão fundamental para que nosso governo não explique seu fracasso econômico e a repressão política. Quero que o embargo acabe para ver como o governo cubano vai se explicar", disse a cubana em resposta ao deputado. Ela também se posicionou contrariamente à base de Guantánamo, onde os Estados Unidos detêm prisioneiros terroristas. "Sou uma civilista. Não posso estar de acordo."
Bandeiras socialistas
Para finalizar o entendimento de toda essa questão, Glauber frisou que o PSB é a favor dos direitos humanos e da defesa das liberdades democráticas em qualquer parte do mundo. "O PSB se formou a partir do socialismo, respeitando todas as liberdades democráticas. Minha posição é completamente respaldada no programa do partido, que defende a possibilidade de todas correntes se manifestarem", concluiu.
Esta é a primeira vez que Yoani deixa Cuba, depois de seis anos à espera de um visto, obtido após a reforma migratória implantada na ilha em janeiro deste ano. Segundo ela, a viagem só foi possível com a ajuda de outros blogueiros e da Anistia Internacional. "Estou aqui graças à solidariedade de muitas pessoas pequenas como eu." O convite para vir ao Congresso Nacional partiu do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) e do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).