O Deputado Federal Glauber Braga (PSB-RJ) assumiu a Vice-Presidência da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. A comissão vai de encontro ao trabalho que o parlamentar já faz de motivar a população a participar efetivamente da política. “Estou feliz e animado. Quero levar para cada canto do Estado do Rio de Janeiro a existência dessa comissão e chamar as comunidades para participar. Repito mais uma vez: Eu só acredito na política quando ela é feita em conjunto e a CLP é uma ótima ferramenta para isso”, explicou Glauber.
A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados foi criada em 2001 com o objetivo de facilitar a participação da sociedade no processo de elaboração legislativa. Através da CLP, a sociedade, por meio de qualquer entidade civil organizada, ONGs, sindicatos, associações, órgãos de classe, apresenta à Câmara dos Deputados suas sugestões legislativas. Essas sugestões vão desde propostas de leis complementares e ordinárias, até sugestões de emendas ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Para ampliar o acesso da população ao Poder Legislativo, a CLP também disponibiliza um Banco de Ideias, formado por sugestões apresentadas ao Parlamento pelos cidadãos e cidadãs brasileiros individualmente.
A CLP é composta por 18 membros titulares e igual número de suplentes.