Os Índios resistentes ao despejo da Aldeia Maracanã ganharam um forte aliado. Na segunda-feira (25), o Deputado Federal Glauber Braga (PSB-RJ) se reuniu com os Indígenas para conhecer as reivindicações do grupo e debater o assunto no Congresso Nacional. Estiveram na reunião representantes das etnias Guajajara, Ashanika, Guarani e Puri.
Entre as reivindicações dos Indígenas estão à reintegração de posse do espaço onde fica a Aldeia Maracanã, o tombamento do local pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a transformação do antigo Museu do Índio em ponto de referência da cultura indígena.
O Deputado ouviu todos os pedidos e levará a pauta para o Congresso Nacional nessa semana. “Estou aberto ao diálogo e levarei para Brasília as reivindicações. Vou marcar audiência com a Ministra de Direitos Humanos e discutir ponto a ponto. Além disso, a nossa batalha também ter que ser por políticas públicas que respeite os índios de cada canto do nosso país”, afirmou.
Os Índios também entregaram uma carta ao parlamentar, na qual expressam a ligação com o local e pede sua preservação. O índio Ash Ashanika afirmou que não aceitará morar em local sem referência da sua cultura: “A Aldeia Maracanã é a nossa terra. Querem nos tirar de onde devemos ficar”, disse ele, que lamentou também as agressões físicas e psicológicas sofridas nos últimos dias.