O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) alertou, em pronunciamento nesta quarta-feira (20), para gravíssima situação que o Nordeste passa em relação ao baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, que pode gerar dificuldades de suprimento de energia para região. Ele também criticou o governo federal pela falta de planejamento para amenizar a situação.
Segundo o deputado, a população brasileira aguarda que o governo federal se pronuncie a respeito das dificuldades relativas à geração de energia elétrica. "As hidrelétricas correm o risco de parar por falta d’água, não se tem como confiar na sorte sempre, e nem como ficar aguardando chuvas sem que se tome qualquer medida preventiva. Não é possível que a presidente Dilma Rousseff não esteja a par da gravidade dessa situação”, alertou.
Para Patriota, o Nordeste necessita, urgentemente, de um plano de racionamento, em função da paralisação de suas turbinas nas usinas hidrelétricas.
De acordo com o parlamentar, na região Nordeste, a energia elétrica já está vindo de outros centros, através do sistema integrado, tendo em vista que os reservatórios se encontram praticamente vazios, com apenas 22,78% de sua capacidade.