Avançar na promoção da educação indígena é um dos compromissos do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). Em uma cerimônia histórica na data em que se celebra o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), realizada na Aldeia Escalvado, no município de Fernando Falcão, o chefe do Executivo estadual entregou o Centro de Educação Escolar Indígena Raimundo Roberto Kapêrtyc Canela.
Considerada a maior escola do Estado voltada para a comunidade indígena,com 12 salas de aula, teve um investimento de quase R$ 4 milhões e tem a capacidade de atender aproximadamente mil estudantes, abrangendo desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
O Maranhão possui 264 escolas indígenas, em 18 municípios, divididas em cinco Unidades Regionais de Educação. Brandão destacou que busca expandir espaços escolares como este para outros territórios indígenas do Estado.
Atualmente vivem no Estado 35 mil indígenas pertencentes aos povos: Tenetehara/Guajajara, Ka’apor, Awá/Guajá, Krepunkatejê/Timbira, Kreniê, Krikati, Apaniekra (Canela), Memortumre (Canela) e Pukobiê (Gavião).
Fortalecimento da educação indígena
As ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), têm contemplado a educação indígena com inúmeros benefícios, respeitando suas vivências e culturas e preservando as tradições desses povos originários e seus ensinamentos.
Um ponto forte das ações do governo foi a abertura de editais específicos para seleção de professores para atuarem em escolas indígenas para o Núcleo Comum e Parte Diversificada (Direito Indígena e Língua Materna, Arte e Cultura Indígena, Corresponsabilidade Social e Movimento Indígena).
Outro diferencial na Educação Escolar Indígena diz respeito à regularização dos cursos ofertados nas escolas indígenas junto a Inspeção Escolar e Conselho Estadual de Educação (CEE/MA), com ações de orientações pela equipe de Supervisão de Modalidades para elaboração e/ou atualização do projeto pedagógico da escola.
A Educação Indígena também foi contemplada com abertura de editais para seleção de professores especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE) para atuarem com estudantes indígenas com deficiência. Também houve abertura de salas de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado para estudantes indígenas com deficiência e formação específica para os professores que atendem os estudantes.