Começou nesta quinta-feira (28), em Vitória, a edição de 2012 do Madeira – Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia, que está sendo realizado no Hotel Golden Tulip até esta sexta-feira (29). O evento, que chega à 6ª edição, tornou-se referência de qualidade para o setor de base florestal e de geração de energia a partir da biomassa de plantações florestais.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), participou da abertura do evento e destacou as ações do Programa ‘Reflorestar’, que tem como meta ampliar a área florestal no Espírito Santo. “O nosso Estado precisa produzir madeira, que é um produto muito demandado pelo mercado capixaba, já que a atividade florestal representa 65% das exportações do agronegócio. Mas, ao mesmo tempo, estamos cuidando da sustentabilidade desta atividade, com um arrojado Programa, que tem a meta de recuperar 30 mil hectares das nossas florestas”, pontuou.
O secretário estadual da Agricultura, Enio Bergoli registrou o potencial que o Espírito Santo apresenta para a atividade florestal. “O setor florestal movimenta R$ 5 bilhões por ano e representa 25% do PIB do agronegócio capixaba. É responsável pela geração de 80 mil empregos e o Estado tem potencial para aumentar ainda mais essa atividade. Hoje, apenas 54% da demanda é suprida com madeira daqui, ou seja, quase metade tem que vir de outros Estados”.
Estiveram presentes também na abertura do evento, a presidente do Instituto Besc de Humanidades e Economia e organizadora do congresso, Jussara Ribeiro, o coordenador temático do evento, Luiz Fernando Schettino, o diretor-executivo da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), Cesar Augusto dos Reis, e o diretor-presidente da empresa Cenibra, Paulo Eduardo Rocha Brandt.
Congresso Madeira 2012
O Congresso Madeira 2012 reúne a alta direção de grandes companhias, técnicos, pesquisadores, consultores e dirigentes públicos e de pequenas e médias empresas do setor em torno do debate de temas estratégicos para o aprimoramento da governança corporativa, enfretamento de crises e eficiência empresarial.
“O evento reúne representantes de um setor que representa 4,5% do PIB brasileiro e emprega 9% da população economicamente ativa do país com o propósito de fortalecimento do setor e o crescimento de sua participação na economia. Com esse objetivo, vamos discutir temas relevantes para o desenvolvimento dessa indústria”, destaca Jussara Ribeiro, do Instituto Besc de Humanidades e Economia.
O evento Madeira 2012 está sendo realizado no Hotel Golden Tulip Vitória, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 635, em Vitória (ES). Outras informações podem ser obtidas pelo site www.congressomadeira.com.br.