O Governo de Pernambuco deu início à Caravana da Educação de 2019, iniciativa que envolve profissionais da educação e a comunidade escolar em atividades pedagógicas, culturais e esportivas nas escolas da rede pública estadual.
Paralelo às atividades, educadores, gestores, professores, pais e alunos pactuam metas que devem ser cumpridas durante o ano nas escolas públicas do Estado. Em 2018, a caravana movimentou 16 mil estudantes em todas as regiões de Pernambuco.
O governador Paulo Câmara fez questão de acompanhar de perto a abertura oficial do circuito de atividades nesta quinta-feira (21).
“São 16 reuniões de pactuação e diversas outras atividades, contemplando as gerências regionais de todo o Estado. Este é um momento de agradecer o esforço de todos que fazem a educação, mas também de pedir a continuidade desse trabalho, desse esforço, dessa dedicação para que a gente continue a atingir as metas”, afirmou Câmara.
“Enquanto a educação de Pernambuco estiver avançando, a gente vai melhorando o futuro de muitos jovens”, completou.
A Pactuação de Metas reúne a comitiva da Secretaria de Educação e gestores escolares de todas as 16 gerências regionais (GREs).
A iniciativa é promovida em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, e busca aprimorar as metas para o avanço permanente dos índices e resultados da educação.
Durante as caravanas, experiências de sucesso realizadas em escolas do estado são compartilhadas.
Nesta quinta-feira (21),a Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, no bairro de Apipucos, recebeu apresença dos 75 gestores das escolas jurisdicionadas à GRE Recife Norte.
As ações da Caravana da Educação são divididas em dois polos, Esportivo e Cultural, e envolvem centenas de estudantes da rede estadual.
O Polo Cultural na ETE Miguel Batista contou com apresentações de dança e artes cênicas, atividades de leitura, recitais e shows.
Simultaneamente, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Machado, em Casa Amarela, centralizou as atividades esportivas.
Durante visita à unidade, Câmara inaugurou oficialmente a nova quadra poliesportiva da escola, equipamento que contou com um aporte de cerca de R$ 400 mil e integra o Programa Quadra Viva.
Ideb – Pernambuco é o único estado do país que apresentou evolução no crescimento em todas as edições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Com média de 4,0, acima da média nacional de 3,5, o Estado avançou mais uma vez no índice, em 2018.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, Pernambuco cresceu de 4,1 para 4,5, superando a meta de 3,9 para o ano. Já nos anos iniciais, a nota obtida foi de 4,8, acima da meta de 4,5 estabelecida pelo MEC.
Pernambuco tem a menor taxa de abandono escolar do país e a menor taxa de distorção idade-ano das regiões Norte e Nordeste, segundo dados do MEC.
Outro destaque é que a rede estadual pernambucana obteve as menores diferenças de proficiências entre escolas de nível socioeconômico alto e escolas de nível socioeconômico baixo.
Com informações do Governo de Pernambuco