O Programa CNH Social 2025 do Governo do Espírito Santo, que possibilita que o cidadão amplie suas oportunidades no mercado de trabalho com a obtenção da carteira de motorista de forma totalmente gratuita, abriu 7 mil vagas nesta terça-feira (1º).
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) e as inscrições para primeira habilitação valem para as categorias A (carro), B (moto) e para adição de categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta), para aqueles que já são habilitados.
“Desde o nosso primeiro governo, em 2011, foram 64 mil autorizações de CNH Social. É um programa robusto que nos orgulha muito. Hoje estamos anunciando a oportunidade para mais sete mil pessoas. Além de ter sua CNH, é importante destacar que é possível fazer a mudança de categoria”, disse Casagrande.
Além da habilitação, os beneficiários que tiveram sua última CNH emitida com o benefício CNH Social também poderão passar pela Etapa de Capacitação, que oferece Cursos Especializados e Atualização para condutores profissionais visando a capacitar e qualificar os condutores a fim de profissionalizá-los, aumentando, assim, a empregabilidade.
São oferecidos os seguintes Cursos Especializados: Transporte de Produtos Perigosos, Transporte de Escolar, Transporte de Passageiros, Transporte de Carga Indivisível e Transporte de Veículos de Emergência, Mototáxi ou Motofrete.
Neste ano, o programa ampliou a oferta de cursos profissionalizantes com vistas ao mercado de trabalho. Foram incluídos os cursos de Instrutor de Trânsito, Diretor Geral e Diretor de Ensino, atendendo à demanda dos Centros de Formação de Condutores por profissionais com essas qualificações.
“Também estamos ofertando cursos para que possamos conscientizar e diminuir as mortes de trânsito. É muito gratificante quando alguém me encontra na rua e diz que conquistou um emprego por ter conseguido sua carteira de habilitação por meio do programa ou que conseguiu realizar o sonho de poder dirigir e ter sua autonomia”, destacou o governador.
O programa é uma ferramenta que garante mais autonomia, dignidade e abre portas para os capixabas, reduzindo barreiras e permitindo um futuro melhor para todos.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Espírito Santo