O governo do Espírito Santo irá substituir o uso de papéis por documentos digitais em toda a administração pública estadual a partir desta segunda-feira (22).
O decreto que criou o Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos (e-Docs), assinado pelo governador Renato Casagrande (PSB), foi publicado no Diário Oficial do Estado e disponibiliza o processo digital para todos os órgãos aderirem.
Para Casagrande, a iniciativa tornará mais ágil, eficiente e transparente a gestão de documentos e processos administrativos do Poder Executivo Estadual.
“Mais um passo que estamos dando em direção a um governo que tenha a inovação como premissa, para que a gestão esteja à disposição da população. Precisamos ter todos os servidores dentro dessa cultura digital, pois além de economia, irá facilitar o trabalho”, afirmou.
A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) do ES será a gestora do sistema e ficará responsável pela definição do calendário de implementação do e-Docs, que deverá ser feita em toda administração estadual no período máximo de dois anos.
Segundo levantamentos feitos pela equipe da Seger, o Estado gasta mais de 500 folhas de papel por minuto. Entre os benefícios da eliminação do papel estão o ganho de produtividade, otimização dos fluxos de trabalho, facilidade de acesso às informações e agilidade na geração e distribuição de dados digitais. Além da diminuição dos custos indiretos com transporte de documentos, toners de tinta para impressoras e armazenamento.
O sistema e-Docs foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e conta com a parceria do Arquivo Público Estadual e da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), com a participação dos demais órgãos estaduais.
Com informações do Governo do Espírito Santo