O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), participou de uma mobilização em alusão ao Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira (21), com ações em defesa do meio ambiente e envolvendo todos os 217 municípios do Estado. O socialista marcou presença nas atividades realizadas no Parque Estadual Sítio do Rangedor, em São Luís.
Teve plantio de mudas e gincanas, mas o principal objetivo foi iniciar as atividades do programa Agente Jovem Ambiental, com a entrega de kits e cartões para os 2 mil selecionados no projeto, que tem como propósito promover a inclusão de jovens maranhenses em ações socioambientais sustentáveis.
O AJA seleciona jovens para capacitação e atuação em ações socioambientais, dentro de seus municípios. O objetivo é despertar a cidadania ambiental no segmento juvenil. Executado e monitorado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), sob coordenação técnica da Escola Ambiental do Maranhão, o AJA concede ao jovem participante auxílio financeiro mensal no valor de R$ 250,00, durante 12 meses.
Dino destacou a relevância de iniciativas como o AJA e o Maranhão Verde para a defesa e conservação do meio ambiente.
“Nós estamos buscando elevar a consciência ambiental no nosso estado e, para isso, essa multiplicidade de programas, desde o cuidado com as nossas unidades de conservação, a exemplo do Parque Estadual do Bacanga, que vai ser totalmente cercado para ser protegido definitivamente, até programas como o Maranhão Verde e, hoje, os Agentes Jovens Ambientais. É um programa pioneiro, essa é a primeira turma de 2.000 jovens bolsistas que vão participar de ações de capacitação, de formação e também de ações com as comunidades. Cada jovem desse estará integrado a grupos coordenados pela Escola Ambiental do Maranhão, em parceria com as prefeituras municipais. Teremos 12 meses de atividades e nós acreditamos que o fato de hoje, no início do programa, dia 21 de setembro, Dia da Árvore, termos conseguido mobilizar todas as cidades do Maranhão é um ótimo sinal de que o programa vai na direção correta”, avaliou o governador.
Emergência global
Como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, bloco que reúne os nove estados amazônicos (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), Flávio Dino é defensor de uma ampla união entre países e governantes para proteção do meio ambiente e aplicação de uma agenda ambiental sustentável. Durante o ato no Parque do Rangedor, Dino chamou a atenção para o problema, classificando a questão ambiental como uma “emergência global”.
“Nós vimos hoje na abertura da conferência anual da ONU [Organização das Nações Unidas], o secretário-geral que comanda a instituição falando com muita ênfase na importância de uma ampla união internacional contra as mudanças climáticas, fruto da ampliação da emissão de gases de efeito estufa. Portanto, nós estamos, efetivamente, em uma situação de emergência global que se refere à temática ambiental”, frisou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Maranhão