A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, apresentou o programa Agenda Mulher, criado pelo Governo do Estado, durante visita à Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O programa estadual empodera e dá visibilidade às mulheres, por meio do empreendedorismo, oferecendo cursos que incluem qualificações diversificadas e até mesmo ferramentas emocionais, envolvendo diversas áreas e instituições parceiras.
A vice-governadora falou sobre os desafios para superar a baixa representatividade feminina. “É necessário ampliar o acesso das mulheres nos espaços democráticos e garantir que avanços aconteçam no Estado de maneira significativa, baseada na sustentação que uma mulher pode dar para a outra”, disse.
Ela ressaltou que o Programa Agenda Mulher está na terceira edição e aposta nas ferramentas para incorporar a perspectiva de gênero e de direitos das mulheres.
A procuradora da bancada feminina, deputada federal Tereza Nelma, agradeceu a visita da vice-governadora. “Esses direitos incluem várias condições: o de nós vivermos livres de violência, de recebermos salários iguais, de termos acesso ao sistema de saúde em todas as etapas das nossas vidas, de termos direito à educação e o direito à não discriminação”, afirmou.
A deputada destacou os pontos de convergência no debate em favor das mulheres nos espaços democráticos. “O nosso desafio é poder entender que, em alguns momentos, essa bancada se une pelos nossos filhos, pelas nossas mães, e se une quando sente na pele aquilo que ela vive dentro de casa”, frisou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Espírito Santo