O prefeito João Campos inaugurou o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Paulo Freire, no bairro do Ibura, zona sul do Recife. Instalada em uma região de morros e ladeiras, de baixo índice de desenvolvimento humano, a unidade é o quinto Compaz erguido na capital pernambucana. A ‘fábrica de cidadania’, como é conhecida a rede Compaz, vai levar arte, educação, esportes, lazer, serviços públicos e mais igualdade de oportunidades a uma das localidades mais populosas do Recife.
Com investimento de R$ 10,8 milhões, a expectativa é que o Compaz Paulo Freire atenda, mensalmente, cerca de 20 mil moradores dos bairros do Ibura, Jordão, Cohab e Barro (RPAs 5 e 6).
A rede Compaz foi reconhecida mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o ‘Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas’, ganhando destaque como iniciativa exemplar que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência em serviço público. A proposta político-pedagógica do projeto é a cultura de paz como instrumento para prevenção da violência.
“Esse é um equipamento premiado mundialmente pela ONU e chegamos à quinta unidade aqui, que é uma estrutura que não é o prédio em si, não é a construção, é ao que ela está se promovendo e destinada. Atender aos serviços públicos e não se conformar apenas com o essencial, é ir além”, destacou o prefeito João Campos. “Equipamento de qualidade na área de formação técnica, de assistência e cuidados da primeira infância, biblioteca de primeira, psicólogo, área para cultura, práticas esportivas. É o que há de melhor em qualidade aqui na periferia”, completou.
Além do prefeito João Campos, estiveram presentes na solenidade de lançamento o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira; o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Felipe Sampaio; e Maria de Fátima Freire, filha do educador Paulo Freire.
Com 3 mil m² de área construída, o equipamento foi instalado com a participação ativa da população local na concepção do projeto. Entre as inovações está a instalação de um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), de um laboratório da Primeira Infância e de dois espaços de convivência amplos (terraço e varanda), que facilitarão os encontros e as atividades coletivas.
O Compaz Paulo Freire contará ainda com serviços prioritários de atendimento básico, como Procon, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Central de CadÚnico, Junta Militar e Atendimento à Mulher. Além disso, o equipamento conta com salas de estudos no contraturno escolar, Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC), bebeteca (espaço de apoio ao desenvolvimento especialmente voltado para bebês), atividades esportivas e culturais, danças, artes e multidisciplinares, auditório e mirante.
Parte do investimento no equipamento contou com apoio da Caixa Econômica Federal e emenda parlamentar do secretário-executivo do Ministério da Previdência Social e ex-deputado federal, Wolney Queiroz.
Após visita a diversos espaços do equipamento, Sílvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, falou sobre a inspiração que o governo federal tem no projeto. O governo Lula já anunciou a nacionalização dos Compaz. Ao todo, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi relançado em agosto do ano passado, vai contemplar a construção de 40 Centros Comunitários em todo o Brasil.
“O Compaz já serve como exemplo para a política nacional à medida que o novo PAC traz a previsão de construção de um programa diretamente inspirado nessa iniciativa da Prefeitura do Recife”, declarou Sílvio Almeida.
“Fico muito feliz do nome desse Compaz ser Paulo Freire. Isso mostra que o nosso país está retomando a sua vocação para a solidariedade e resgatando o nome de um homem que é fundamental para a história do Brasil, um farol ético, e que foi tão vilipendiado nos últimos anos pelo extremismo e pelo ódio. Estar num lugar com equipamento tão maravilhoso, de vida comunitária, com esse nome, serve de inspiração para a vida nacional, para as políticas que faço no ministério, para as políticas do presidente Lula”, completou o ministro.
“O Compaz busca o melhor, leva excelência em serviços e amplia oportunidades para os mais pobres, caminhando rumo à paz social na cidade”, destacou o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti.
REDE COMPAZ – O Compaz é um centro de convivência com proposta político-pedagógica ancorada na cultura de paz como instrumento para prevenir a violência e propor outras sociabilidades. Tem como fundamento o urbanismo social, o qual demanda a integração das políticas públicas que atuam sobre o território e incluem planos e ações integradas em infraestrutura urbana, mobilidade urbana, serviços e equipamentos públicos sociais, além de habitação social.
Inspirado nas Bibliotecas Parques da Colômbia, o Compaz propõe uma nova forma de presença do poder público nas comunidades recifenses, reunindo atividades inspiradas em diversos equipamentos criados no país vizinho: Biblioteca Viva, Cultura Cidadã, Serviços de Interesse Social, Cursos de Capacitação, Atividades Esportivas e Culturais, entre outros.
Com informações da Prefeitura do Recife