O governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) abriu oficialmente, no último domingo (2), a Caravana da Rede Cuidar 2023, que levará atendimentos médicos especializados em cardiopediatria, pediatria e ortopedia para 13 municípios de diversas regiões do Estado.
Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ação conta com 100 profissionais, a maioria voluntários, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e odontólogos.
A caravana seguirá em atendimento até o dia 15 de julho e vai oferecer serviços de assistência especializada para crianças cardiopatas; colocação de 260 DIU, nos pólos de capacitação nas cidades visitadas; avaliação da saúde bucal para cerca de 1.650 crianças para direcionamento da assistência bucal local, regional e/ou serviço de referência; atendimento odontológico para aproximadamente 40 crianças com necessidades especiais; assistência de enfermagem para cerca de 1.650 crianças e eletrocardiograma para todas que apresentem perfil clínico para o referido exame e avaliação e assistência multiprofissional (fonoaudióIogo, fisioterapeuta, assistente social, Psicólogo, Nutricionista e Farmacêutico), das 1.650 crianças com perfil clínico para determinada especialidade.
Azevêdo ressaltou o avanço do sistema de saúde pública da Paraíba, com a disponibilidade de uma rede hospitalar eficiente aliada ao trabalho de busca ativa nos municípios, fortalecendo a descentralização dos serviços.
“A evolução da qualidade na assistência em saúde da Paraíba permite que façamos a busca ativa de muitas pessoas que precisam do atendimento. A maioria dos profissionais envolvidos é de voluntários e são pessoas extremamente qualificadas e eu desejo a todos boa sorte e bom trabalho para que eles proporcionem aos paraibanos o cuidado que eles precisam”, frisou.
A reestruturação das unidades de saúde da Paraíba e a qualificação dos profissionais envolvidos na Rede Cuidar também foram destacados garantindo um atendimento eficiente à população.
A coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, afirmou que a estimativa é de que mais de sete mil procedimentos sejam realizados nos municípios visitados pela Caravana. “Nós estamos levando especialidades para os pequenos municípios. Disponibilizamos durante todo o ano o atendimento por telemedicina e nesse período nós vamos até as pessoas, levando aparelhos de ecocardiograma, especialistas, realizando a assistência e trazendo para perto dos serviços de complexidade”, explicou.
Além dos atendimentos, serão realizados cursos para os profissionais das localidades por onde a caravana passa. Entre os temas estão: “Manejo da Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG em pediatria”; “ldentificação e captação precoce da endometriose na Atenção Básica”; “Atendimento odontológico em crianças com situações especiais” e “Realização do DIU na Atenção Básica”.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo da Paraíba