A uma semana das eleições, Jonas Donizette (PSB) voltou à região do Campo Grande na manhã deste domingo (30). O candidato a prefeito realizou a “caminhada da mudança” ao lado de eleitores, militantes e candidatos a vereador da coligação Toda Força para Campinas.
No início do trajeto, Jonas ouviu o apelo de uma moradora pela melhoria no atendimento da saúde. “Uma mãe acabou de me contar que teve que internar a filha com pneumonia em outra cidade porque não encontrou vaga em Campinas – isso é inadmissível”.
Jonas lembrou que, como deputado, conseguiu verba para a construção do Pronto-Socorro Campo Grande e ajudou a trazer a especialidade de cirurgia cardíaca para o Hospital da PUC. Mas atualmente a situação é bastante crítica, pois além da falta de vagas, nem mesmo remédios são encontrados nos postos de saúde.
“O prefeito tem que fazer valer a força de Campinas. Vamos trazer para a cidade duas AMEs (Ambulatórios de Exames e Especialidades Médicas) do governo do Estado e duas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) do governo federal”.
Moradora do Parque Itajaí 4, Genice Roberto disse que vai votar em Jonas para prefeito porque acredita que ele fará as mudanças necessárias na saúde. “Pela história política que ele tem, tenho certeza que o atendimento vai melhorar”.
Segurança
Outro ponto sensível na região são os altos índices de criminalidade. “Na terça-feira passada, por exemplo, minha casa foi assaltada. Eu, minha mulher e minha filha fomos amarrados e quase tudo foi roubado”, relata o comerciante Robson Gonçalves de Oliveira.
Ele é dono de supermercado no Jardim Santa Clara e mora no Parque Itajaí. “Depois das sete da noite, só tem três viaturas para patrulhar toda a região”, lamenta.
Jonas Donizette tem propostas para mudar essa triste realidade. “Vamos implantar o projeto Cidade Segura, que trará mais policiamento para as ruas e também o projeto Vizinhança Solidária, que vai aproximar a polícia da comunidade”, afirma o candidato.
Transportes
Segundo o último censo do IBGE, a região formada por bairros como Jardim Maracanã, Parque Valença, Jardim Santa Clara, Parque Itajaí , Jardim Lisa entre outros, conta com 52 mil habitantes. Uma grande população que necessita de um sistema viário eficiente.
Segundo o comerciante Genadir Barros, os congestionamentos são constantes na avenida John Boyd Dunlop. “O corredor de ônibus com o alargamento da avenida, que o Jonas vai fazer, tem tudo para melhorar o trânsito na região”, afirma.
Otimismo
No discurso que fez ao final da caminhada, na Praça da Concórdia, Jonas deixou uma mensagem de otimismo contra a onda de ataques que partem de campanhas adversárias. “Falta uma semana para as eleições, e quem vai decidir é o povo, e o povo de Campinas não vai dar ouvido a boatos, a mentiras, porque o povo de Campinas é maior que tudo isso”.
Também participaram da caminhada o candidato a vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, Isaac Martins, presidente do Coregran (Conselho Regional das Associações de Moradores do Campo Grande) e a esposa de Jonas Donizette, Sandra Ciocci.