Jonas Donizette (PSB) caminhou na manhã deste domingo (14) ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na região do Ouro Verde. O candidato a prefeito da coligação Toda Força para Campinas percorreu o comércio da Avenida Suaçuna. No contato direto com a população foi apresentado o Projeto Creche 100%, que inclui o Creche Escola em parceira com o governo estadual.
A meta do Plano de Governo do PSB é zerar o déficit de vagas na Educação Infantil para crianças com menos de seis anos. A parceria com o Estado vai facilitar a execução desse projeto. Até 2014, o governo estadual vai investir R$ 1 bilhão para construção de mil creches em todo território paulista.
A iniciativa funciona por meio de transferência de recursos do Estado para os municípios. A Prefeitura recebe verba para construir a creche e depois assume a gestão do serviço. “Vamos trazer esse programa para Campinas, já existe verba para isso: é só a Prefeitura apresentar o projeto”, afirmou Jonas.
Ainda sobre a área de Educação, Alckmin confirmou a implantação da Fatec (Faculdade de Tecnologia) na região dos Amarais. “A cidade já conta com a Unicamp e agora vai ter mais uma faculdade pública, a obra já está licitada”, anunciou.
PSB
As boas relações com todas as esferas de poder traduzem o jeito PSB de governar que Jonas Donizette quer levar para a Prefeitura de Campinas. No plano federal, o partido faz parte da base aliada da presidenta Dilma, e na esfera estadual, o partido integra a equipe do governador Alckmin.
“Nossa cidade já experimentou um governo com os nossos adversários, que quando estiveram na Prefeitura ficaram perdidos em brigas internas pelo poder. A população não quer isso de novo”.
Crise na Saúde
O governador também ouviu de Jonas propostas para combater a crise na Saúde. Uma delas é a implantação de duas AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) em Campinas.
Cada ambulatório custeado pelo Estado – cabe à Prefeitura apenas a cessão de um prédio para a instalação do serviço – tem capacidade para realizar até 500 cirurgias por mês. “E uma dessas AMEs vai ser instalada aqui no Ouro Verde”, afirmou Jonas.
Segurança
Na área de Segurança Pública, Jonas destacou que Campinas será a única cidade do Interior paulista a contar com mais de uma Delegacia Seccional. “E a segunda seccional de polícia será implantada aqui, na região do Ouro Verde”, afirmou.
Alckmin confirmou a construção da nova unidade. “Havia um problema jurídico envolvendo o terreno, mas já conseguimos resolver isso”. Além da 2ª Delegacia Seccional de Campinas, o governador destacou as ações do Estado para o reforço do policiamento. “Já autorizei a contratação de 200 novos delegados e a abertura de concurso para outros 156”.
Pedágio
Em entrevista aos jornalistas que cobriram a caminhada, Alckmin esclareceu a questão envolvendo o pedágio da Rodovia Santos Dumont (SP-75). “Quem mora em Campinas não vai pagar. O Sistema Ponto a Ponto foi criado para baratear o custo do pedágio, em que a cobrança é feita por trecho de rodovia utilizado, mas a adesão a essa forma de pagamento é voluntária”, ressaltou Alckmin.