
Julio Delgado é o novo líder do PSB na Câmara. Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
A deputada federal Tereza Cristina (MS) foi destituída da liderança da bancada socialista na Câmara Federal, nesta quarta-feira (18).
Com o apoio de 21 parlamentares, Julio Delgado (PSB-MG) assumiu a liderança. O deputado federal Rafael Motta (PSB-RN) foi escolhido vice-líder.
Delgado mudou a composição dos membros titulares da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Em lugar de Danilo Forte (CE) e Fábio Garcia (MT), tornam-se titulares Danilo Cabral (PE) e Hugo Leal (RJ). Os outros titulares do partido são Tadeu Alencar (PE) e o próprio Delgado.
A mudança garantiu quatro votos do PSB no colegiado favoráveis ao prosseguimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, conforme posicionamento definido pelo Diretório Nacional do partido.
A substituição da líder também foi recomendada pela unanimidade dos integrantes do Diretório Nacional, nesta segunda-feira (16), já que a deputada não havia feito as substituições na CCJ, de acordo com a orientação anterior do colegiado.
“Nós vínhamos há muito tempo passando por esse constrangimento de as votações da grande maioria (dos socialistas) no plenário serem dissonantes da indicação da liderança. E agora a gente vai tentar encontrar uniformidade. O PSB se reencontra com a sua trajetória, com a sua coerência e, acima de tudo, com os desejos e decisões de sua instância maior, que é o Diretório Nacional”, afirmou o novo líder.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional