A Comissão de Defesa do Consumidor aprecia, nesta quarta-feira (19), requerimento do deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), que solicita realização de audiência pública para debater a demora das filas nos bancos brasileiros. Para a reunião, o socialista sugere que sejam convidados representantes da Associação Brasileira de Procons; do Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça; e da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN).
De acordo com Júlio, mesmo com a regulamentação da FEBRABAN, que estabelece número máximo de espera, a demora no atendimento dos bancos é um problema frequente para os consumidores no Brasil. “É direito do consumidor ser tratado com respeito e dignidade. No entanto, a maioria dos bancos ignora a determinação legal, em geral fixada em 30 minutos de espera.” Para o socialista, os Procons, responsáveis por garantir a aplicação das normas, devem fiscalizar de forma mais efetiva.
Em 2013, segundo Júlio, o Procon do Paraná multou os bancos Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, HSBC e Santander. “Juntas, estas instituições teriam que pagar mais de R$ 4 milhões. Os bancos pagam ou, às vezes, recorrem, mas a falta de respeito com os consumidores continua”, explica.