O candidato do PSB à Prefeitura de Porto Velho, Deputado Federal Mauro Nafiz, vai disputar o Segundo Turno no dia 28 de outubro. Ele obteve 18,99 % dos votos válidos e disputará a Prefeitura com Lindomar Garçon (PV), que teve 24,76% dos votos.
Ao votar hoje no final da manhã, na Creche Santa Marcelina, acompanhado de assessores, o candidato socialista disse ser "confiante sempre". "Fizemos uma campanha limpa e que pode surpreender, sim, como nossa carreata realizada no sábado (6). A Hora é Agora!”, afirmou, destacando o nome de sua coligação.
Nazif, que já teve algumas derrotas na tentativa de alçar o cargo de Prefeito da capital de Rondônia, disse que isso não o intimida na busca do que revela ser um sonho e, acima de tudo, um projeto de vida, político e social, em prol dos cidadãos portovelhenses.
“Quando me candidatei pela primeira vez a Deputado Federal, durante a campanha eleitoral os profissionais de saúde do Hospital de Base me pediram que lutasse pela redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas. A última categoria que havia conseguido este benefício em forma de Lei foi a dos fisioterapeutas, em 1994”, lembrou. “Quando assumimos o cargo, em 2007, enfrentamos diversas barreiras na Câmara para cumprir esse compromisso, mas com muita luta, dedicação e trabalho tivemos a imensa alegria, depois de 16 anos, de sancionar a Lei que reduziu a jornada de trabalho da categoria e beneficiou não só os profissionais da Saúde de Rondônia, mas de todo o país”, destacou.
O candidato do PSB conta com os bons resultados de sua atuação como Deputado Federal para reverter o quadro das derrotas anteriores. Ele foi o parlamentar da região Norte que menos gastou verbas indenizatórias e o sexto da Câmara dos Deputados que menos se utilizou destes recursos. E afirma que, com o erário público, deve ser ainda mais rígido. “Com certeza investiremos mais estes recursos em todos os setores essenciais: saúde, educação, segurança. Demonstraremos isso com ações”, garantiu ele, que se orgulha de nunca ter figurado em escândalos políticos e casos de corrupção, ou seja, é um candidato Ficha Limpa.
Campanha positiva
Mauro Nazif investiu numa campanha centrada numa agenda de desenvolvimento e respeito aos recursos públicos. Nesse contexto, propostas para o trânsito, esporte, lazer e uma visão empreendedora de Porto Velho foram a tônica de sua campanha nesse primeiro turno. O candidato a prefeito pela coligação Porto Velho: a Hora é Agora! também defendeu a valorização e o emprego de profissionais especializados para realizar trabalhos que, no seu ponto de vista, não podem mais ser relegados a um segundo plano.
Para Nazif, o trânsito da capital é um exemplo claro. “Precisamos de profissionais capacitados para lidar com a situação da mobilidade urbana de nossa cidade”, explicitou, afirmando que não basta projetar soluções para os problemas atuais, mas, também preparar a cidade para as próximas décadas. O socialista alertou que no início dos anos 90 havia na cidade cinco empresas de transporte coletivo urbano, com 205 ônibus circulando para atender uma população de 250 mil habitantes. “Hoje, com quase 500 mil habitantes, temos duas empresas circulando com cerca de 170 ônibus pela cidade. Isso prejudica o nosso trânsito e reduz a qualidade do transporte. Temos que corrigir”, pontuou.
A atenção com o tema fez com que Mauro Nazif apontasse na campanha para o atraso de obras que – caso estivessem prontas – já estariam contribuindo com a mobilidade urbana de Porto Velho. “Não estou fazendo críticas à administração, mas a cidade já devia ter os viadutos prontos. Os recursos já estão em conta, por isso não estamos mais discutindo esse ponto, mas sim discutindo a obra propriamente dita”, afirmou. “O que a administração atual não puder entregar, nós entregaremos à população”.
O trânsito, inflado com o aumento da população em função das obras do rio Madeira, também preocupa o deputado federal. “Porto Velho já conhece a linha da pobreza, mas não conhece a miséria”, alertou. “Se o novo prefeito não observar isso, nós vamos conhecer a miséria, o que já acontece em tantas outras capitais do Brasil. Precisamos pensar em geração de emprego e isso passa por incentivos à industrialização e ao agronegócio em nossa região”.
Carreata recorde
Na véspera das eleições municipais, Porto Velho foi cenário de uma grande manifestação de apoio à candidatura de Mauro Nazif (PSB) à Prefeitura, que no sábado (6) mobilizou uma carreata com cerca de 2 mil veículos. O senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT, esteve presente.
"Foi uma grande mobilização portovelhense em torno do nome que todos sabem ser o mais indicado para administrar o município", afirmou Mário Medeiros, coordenador da campanha. "Mauro Nazif foi o parlamentar que trouxe os recursos necessários para implantar água tratada em 100% das casas portovelhenses, assim como também marcou época em Rondônia ao acabar com a aposentadoria de deputados estaduais. Essa medida foi tomada durante seu mandato na Assembleia Legislativa e gerou uma economia de mais de R$ 20 milhões por ano para o estado", lembrou.
"A iniciativa do Mauro foi corajosa e muito importante para todos", afirmou Dalton di Franco, que começou a vida política ao lado do candidato a Prefeito. "Ele é honesto e ficha limpa e vai ser um grande prefeito", afirmou Acir Gurgacz, que destacou a forma calorosa com que a população recebeu a mobilização. "O portovelhense há anos elege o Mauro como deputado e percebeu que a hora é agora de levá-lo à administração do município, porque sabe como ele trabalha e reconhece seu valor".
"Eu só tenho que agradecer a toda a população por esse carinho e afirmo que vou fazer justiça ao voto que receberei de cada cidadão. As pessoas nunca se arrependeram por ter votado em mim e, agora, à frente da prefeitura de Porto Velho, vou fazer valer ainda mais o seu voto!", afirmou Nazif.