O líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), foi escolhido pelo voto popular, no prêmio Congresso em Foco, como o parlamentar que mais se destaca na defesa do meio ambiente no Congresso Nacional. O socialista também foi apontado pelos jornalistas que cobrem o dia-a-dia da Câmara e do Senado como o melhor deputado federal do país.
Em sua 13ª edição, o Prêmio Congresso em Foco 2020 reconheceu a atuação de outros parlamentares socialistas na Câmara dos Deputados. O evento, que ocorreu nesta quinta-feira (20), foi realizado pela primeira vez de forma virtual, devido à necessidade de distanciamento social em razão da covid-19.
O líder do PSB também ficou em 10° lugar entre os 20 melhores deputados na avaliação dos internautas. Ele e o deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) também foram agraciados na categoria melhores na Câmara na avaliação do júri. O deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) também foi um dos destaques na categoria Clima e Sustentabilidade, na avaliação do júri. Pela 10ª vez, o socialista Júlio Delgado foi eleito pelos jornalistas como o melhor deputado de Minas Gerais e o 8º do país.
Molon afirmou que é possível retomar a economia no país preservando o meio ambiente, “não voltando ao velho normal, mas criando um novo normal”. Ele saudou os servidores e ativistas de órgãos ambientais e de ONGs que têm resistido em trabalhar pela defesa do meio ambiente, ameaçado pelo governo Bolsonaro com o desmonte da estrutura institucional e infralegal de combate ao desmatamento e preservação de florestas.
“É isso que o mundo tem chamado de green new deal, um novo pacto verde, uma retomada verde da economia. E é nisso que eu tenho trabalhado. Um viva ao meio ambiente brasileiro e a todos aqueles ambientalistas, ativistas e servidores do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente que resistem defendendo o nosso meio ambiente”, comemorou.
Sobre ser escolhido como o melhor deputado federal do país por jornalistas, Molon falou da importância de se defender e reafirmar a atividade parlamentar. “É o maior reconhecimento de uma atividade cuja a dignidade precisa ser defendida e reafirmada. Esse reconhecimento é a melhor recompensa, especialmente de um júri tão qualificado de jornalistas. Gente que luta pela democracia, pela nossa Constituição, pelos nosso direitos fundamentais.”
Nesta edição foram premiados os parlamentares que mais se destacaram na Câmara e no Senado e nas categorias especiais Defesa da Educação, e Clima e Sustentabilidade, na avaliação do público na internet, de jornalistas que cobrem o Congresso e de um júri especializado. Mais de dois milhões de votos foram validados, uma votação recorde. O processo foi auditado pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).
O prêmio busca reconhecer os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a cumprirem o seu papel e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que é possível melhorar a qualidade da representação política. A iniciativa também se propõe a incentivar a população a exercer sua cidadania, acompanhando mais de perto a atuação de seus representantes no Parlamento.
Com informações da Liderança do PSB na Câmara