O governo da Paraíba vai assegurar até setembro deste ano os direitos trabalhistas de todos os profissionais que prestam serviço na rede estadual de ensino. A iniciativa faz parte de uma série de ações da gestão do socialista Ricardo Coutinho para valorizar os profissionais de educação e fortalecer a rede de ensino do Estado.
Na segunda-feira (4), Coutinho entregou mais de 2,6 mil carteiras de trabalho a profissionais em uma cerimônia realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
A medida abrange 14 serviços de apoio e suporte à gestão escolar, como limpeza, alimentação, manutenção, suporte da tecnologia da informação e suporte à educação inclusiva.
“Muitos desses funcionários têm mais de 30 anos de prestação de serviço e nunca tiveram uma carteira de trabalho assinada. Na contramão do país, estamos dando direitos trabalhistas a quem não tinha”, afirmou.
Coutinho disse ainda que, além de trabalhar pela valorização de profissionais e professores, o governo vai inaugurar, no próximo ano, reformas em 54 escolas, com um investimento de R$ 150 milhões.
“É um conjunto de ações que o governo vem adotando para reestruturar a parte física das escolas, com muitas reformas feitas e outras em andamento”, destacou.
Maria José de Andrade trabalha como merendeira na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodrigues de Carvalho há mais de 28 anos. Ela recebeu com muita alegria a primeira carteira de trabalho assinada.
“Na prática, significava que a gente estava desempregada, já que se deixasse o emprego não tinha nenhum direito. Por isso, fiquei muito feliz com essa ação do governador Ricardo Coutinho”, explicou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Estado da Paraíba