O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira , José Patriota (PSB) apresentou nesta quinta-feira (29), durante o Congresso Latino-americano de Autoridades Municipais, em Santiago, no Chile, projeto de reuso da água implementado em sua gestão no município.
Durante a palestra, Patriota falou sobre como desenvolveu um sistema simples de tratamento biológico de afluentes. O projeto nasceu da necessidade de reduzir custos e aproveitar a água utilizada para irrigar a grama do estádio do time de futebol da cidade, e que hoje já está expandindo para outras localidades do município.
A iniciativa rendeu prêmios de boas ideias de contribuição para melhorar o planeta . O Ministério do Meio Ambiente e o Sebrae, por meio do Prefeito Empreendedor, já reconheceram a ação de Afogados da Ingazeira.
O Congresso deste ano no Chile busca aprofundar a discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, além de integrar os prefeitos da América Latina e construir uma agenda de trabalho para os próximos dez anos.
“São ações necessárias e devem ser permanentes; que estimulem o consumo consciente. O uso dos resíduos é um grande desafio para o Brasil, e, especificamente, para o Nordeste. E está ligado aos ODS 13, que trata da mudança global e climática e seus impactos”, afirmou Patriota.
“Temos a missão de incentivar essas iniciativas já que somos representantes dos municípios brasileiros na comissão nacional dos ODS. Temos a grande responsabilidade de ajudar na formação política”, declarou o presidente da Amupe.
Pernambuco – O estado Pernambuco sediará a edição 2020 do Congresso Latino-americano de Autoridades Locais, que acontecerá em março do próximo ano. O evento será organizado pelo Bureau Executivo da Federação Latino-americana de Municípios, Cidades e Associações de Governos Locais (Flacma), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O anúncio partiu do presidente da Flacma, Iván Arcienaga, durante o congresso deste ano.
Com informações da Folha de Pernambuco