Em homenagem ao dramaturgo e presidente de honra do PSB, Ariano Suassuna, que completaria 94 anos neste dia 16 de junho, será realizada uma live, às 20h, na página do Facebook da Orquestra Popular que leva seu nome.
Na ocasião, será lançado um vídeo artístico com a música “Madeira do Rosarinho” (“Madeira que cupim não rói”), tradicional na cultura Pernambucana e utilizada por Ariano Suassuna e pelo ex-presidente do PSB, Eduardo Campos, em campanha eleitoral em 2006.
A Orquestra Popular Ariano Suassuna foi criada em 27 de fevereiro de 2021, no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, pelo maestro Tiago Farias, pelo arranjador Israel Nogueira e pelos músicos Welber Lima, Rafael Oliveira e Alex Tavares.
A inspiração veio do legado de Suassuna que fundou há 50 anos o Movimento Armorial, que exalta o folclore nordestino, a identidade nacional através da memória do povo e do enraizamento da arte brasileira, promovendo o resgate de elementos locais e a valorização da cultura nacional.
O maestro Tiago Farias ressalta que a importância do “mestre Ariano” para a cultura brasileira é imensa. “Como artista, pela grande produção que ele deixou na arte nacional, e também na sua vida e militância em prol da cultura e da valorização da identidade nacional”, disse.
A OPAS faz música coletiva com 60 músicos e estudantes, de forma gratuita, e tem um repertório elaborado com o objetivo de promover a vivência musical plural e o aprofundamento do desenvolvimento artístico, valorizando a cultura popular brasileira, considerando o legado de Ariano Suassuna.
“Nossa orquestra pretende oportunizar aos participantes uma vivência plural da cultura, não só na música, mas nas artes de uma forma geral”, explica Farias.
SERVIÇO
Orquestra Popular Ariano Suassuna (OPAS)
Live em homenagem a Ariano Suassuna
Data: 16 de junho de 2021
Horário: 20h
Onde: Página da OPAS no Facebook (https://www.facebook.com/