“O amor é a força mais sutil do mundo”, diz o líder espiritual e pacifista indiano Mahatma Gandhi no quarto filme da campanha NÃO VIOLÊNCIA ATIVA – PAZ, ESSA É A NOSSA BANDEIRA, lançado nesta quinta-feira (23), às 17h, nas redes sociais do PSB. Gandhi é o quarto personagem escolhido pelo partido para inspirar a luta de resistência e defesa de direitos sociais no Brasil.
Na índia, Gandhi atuou promovendo a paz entre hindus e muçulmanos que viviam em conflitos.
A citação do início deste texto é uma das mais famosas do pacifista que, com sua trajetória e suas ideias, é escolhido pelo PSB como exemplo aos brasileiros que lutam pela paz, pela democracia e pela justiça social, diante da atual agenda antidemocrática e da prática do ódio, da discriminação e da intolerância por uma minoria no país.
Ao migrar para África do Sul, Gandhi se tornou referência entre os mineiros indianos que protestavam por mais direitos e ali teve seu primeiro contato direto com a política, vivência que aplicaria anos depois no movimento independentista na Índia na luta contra o domínio britânico.
“É hora de dar um basta e levantar a bandeira da harmonia do equilíbrio e da coesão social, é hora de defender nossa democracia”, ressalta o vídeo que também mostra que o PSB luta ativa e internamente pela igualdade, fraternidade e liberdade, sempre balizado pela paz, amor e respeito mútuo.
“A forma resiliente, corajosa e firme com que Gandhi enfrentou as adversidades de seu tempo nos servem de inspiração. Nos últimos tempos, temos assistido a uma minoria que prega a violência, a intolerância e o ódio. A campanha da não violência ativa tem o objetivo de mostrar que em graves momentos da história líderes populares defenderam milhões de pessoas sem o uso da violência. Neste momento, os brasileiros podem e devem lutar pela paz, pela harmonia e pela coesão social, sem empregar a violência”, afirma Carlos Siqueira.
Campanha NÃO VIOLÊNCIA ATIVA
A não violência ativa é uma prática de resistência que mobiliza a sociedade em busca da paz, da democracia e da justiça social, sem entrar no campo da agressão, do ódio e da intolerância.
Os vídeos da campanha são lançados sempre às terças e quintas-feiras, às 17h, no site oficial e nas redes sociais do PSB para serem baixados e compartilhados.
Ao todo, a campanha tem cinco vídeos. O primeiro, já lançado, apresenta o líder sul-africano do movimento contra o Apartheid, Nelson Mandela. O segundo trouxe “o profeta da fraternidade” Dom Hélder Câmara. As ativistas Malala Yousafzai e Greta Thunberg foram as personalidades escolhidas no terceiro vídeo lançado nesta terça-feira (21). A campanha se encerra com o filme de Martin Luther King.