Nesta quarta-feira (6), a partir das 19h, o PSB nacional promove o encontro #PapoSocialista para debater sobre ditadura militar. O bate-papo será transmitido ao vivo, por meio da página oficial do partido no Facebook (@psbnacional40).
A democracia fracassou? E o que alimenta a cultura fascista e a ideia de ditadura?
Essas serão algumas das perguntas que o deputado federal Aliel Machado (PSB-PR), o ex-senador João Capiberibe (PSB-AP) e a assessora de relações internacionais do PSB nacional, Yara Gouveia irão responder.
Capiberibe e Yara são parte da história viva dos que sofreram com os retrocessos da ditadura, dos que resistiram e, na luta popular, contribuíram para a reconquista da democracia.
Capiberibe foi preso e torturado durante a ditadura militar. Viveu anos difíceis de exílio na Bolívia, Peru e Chile, onde enfrentou novos golpes militares. Também morou em Moçambique e no Canadá. Foram ao todo quase dez anos de exílio até a volta ao país, em 1979, com a anistia.
Militante e assessora de Relações Internacionais do PSB, Yara Gouvêa foi uma das primeiras brasileiras a conseguir sair do país durante a ditadura para, em um gesto de socorro e empatia com suas companheiras e companheiros de luta, denunciar junto à Anistia Internacional as atrocidades cometidas pelo regime militar naquele momento no Brasil.
De família humilde, Aliel Machado foi engraxate ainda na infância. No ensino médio, militou na União da Juventude Socialista (UJS) e coordenou manifestações pela melhoria do transporte público da cidade. A sua participação na luta popular o levou à política partidária. Antes de ser eleito deputado federal, presidiu a Câmara Municipal de Ponta Grossa, sendo o político mais jovem a ocupar o cargo. Durante sua gestão na Casa, combateu a corrupção e defendeu a transparência no Legislativo. Atualmente, se destaca como um dos mais combativos deputados socialistas desta legislatura na defesa dos direitos sociais e da democracia.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional