
Foto: Humberto Pradera
“A democracia tem que ter defesa” para evitar a ascensão de políticos autoritários e incompetentes como Jair Messias Bolsonaro, afirmou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, em entrevista à Rádio Bandeirantes, nesta terça-feira (1).
Para Siqueira, a salvaguarda do Estado Democrático de Direito passa, necessariamente, por uma profunda reformulação do atual sistema político, com número menor de partidos, cujos programas devem ser mais claros ideologicamente e mais sintonizados com as necessidades da população.
Na opinião de Siqueira, os políticos devem desculpas à população pelos reiterados erros que cometeram, por levarem o sistema político a tal nível de degradação que permitiu a eleição do “pior deputado federal e mais incompetente de todos os tempos”. “Não há democracia que se possa sustentar com o sistema político que tem o Brasil neste momento. Jair Bolsonaro é fruto de um desgaste profundo do sistema político, corrompido, carcomido, que admitiu uma pulverização excessiva de partidos”, afirmou.
Siqueira disse ainda que os partidos precisam inovar em políticas públicas e num projeto de desenvolvimento do país. Os partidos não podem ser “um fim em si mesmo”, defende.
Na entrevista, o socialista falou também sobre o atual cenário político e as tratativas entre PSB, PT, PCdoB e PV para formar uma federação.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional