Em outubro, mês em que se comemora o Dia da Pessoa Idosa, o Governo da Paraíba se destaca com um programa pioneiro e inédito no país que contribui para qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais.
O Programa Habitacional Cidade Madura, idealizado e implementado na gestão do atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, é o primeiro no país a oferecer um condomínio público inteiramente projetado para as necessidades específicas da terceira idade.
O condomínio fechado têm posto de saúde, praça de esporte, casas adaptadas, uma praça com horta comunitária, redário, pista de caminhada e um centro de vivência com salão, salas de aula, de TV e de fisioterapia, banheiros acessíveis e copa.
O condomínio é propriedade do Estado da Paraíba e beneficia idosos de baixa renda que não moram com parentes e que tenham autonomia para fazer suas atividades diárias. Os beneficiados pagam apenas a taxa de condomínio e podem morar o tempo que quiser. Em caso de morte ou perda da autonomia, o imóvel é cedido a outro idoso que esteja na lista de espera.
“A Paraíba ousou ao criar o Cidade Madura trazendo respeito e felicidade para quem muito trabalhou e produziu e que atualmente não tem onde morar. Gerar dignidade e respeito ao idoso é uma das metas desse governo”, afirma o governador Ricardo Coutinho.
Cada edificação abriga duas residências, projetadas de acordo com as normas de acessibilidade e adaptadas tanto para idosos quanto para a necessidade de cadeirantes.
Atualmente existem duas unidades em funcionamento em João Pessoa e em Campina Grande, cada um com 40 residências. A próxima cidade a receber uma Cidade Madura será Cajazeiras, até o final deste ano. O Governo da Paraíba deve atender ainda os municípios de Patos, Sousa e Guarabira.
“Com essas construções, nosso Estado está ensinando o país como fazer políticas públicas. A forma como o governador Ricardo Coutinho vem tratando os idosos está chamando a atenção de vários estados que querem vir a Paraíba para conhecer o programa”, afirma Emília Correia Lima, presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap).
O Cidade Madura recebeu o Prêmio Selo de Mérito 2015, na categoria “Projetos Focados no Atendimento de Grupos Específicos”. O prêmio é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).
Com informações da Secretaria de Comunicação do Estado da Paraíba