Os deputados do PSB Alessandro Molon (RJ) e Rodrigo Agostinho (SP) , além do senador Dário Berger (SC) foram destaque no Prêmio Congresso em Foco 2022. Os socialistas Tabata Amaral (SP), Professor Israel (DF) e Marcelo Freixo (RJ) também foram premiados.
A 15ª edição da maior premiação da política brasileira ocorreu nesta quinta-feira (25), em Brasília. Além das categorias gerais – Melhores na Câmara e Melhores no Senado – houve premiação para outras três categorias especiais: Defesa da Educação; Clima e Sustentabilidade; e Defesa da Liberdade no Transporte.
Molon foi o deputado mais bem avaliado pelos jornalistas e recebeu outras quatro premiações: Melhores na Câmara; Defesa da Educação; Clima e Sustentabilidade; e Defesa da Liberdade de Transporte.
Para o parlamentar, o Prêmio Congresso em Foco é um estímulo para mostrar que existe gente que faz política com seriedade no Brasil. “É preciso acreditar na política para recuperar o País. Eu acredito na política, eu acredito no Brasil, eu acredito na democracia, na redução das desigualdades sociais, no desenvolvimento sustentável. O Brasil tem tudo para ser a melhor nação do mundo para se viver”, disse.
Pelo quarto ano consecutivo, Rodrigo Agostinho se destacou na categoria Clima e Sustentabilidade. Ele alertou para a chegada das mudanças climáticas no mundo e o quanto isso afeta a agricultura, setor importante para o Brasil.
“Nenhum tema vai afetar mais a humanidade daqui pra frente do que as mudanças climáticas. Esse é um tema difícil de trabalhar no Congresso Nacional. Todo mundo acha que a questão do meio ambiente não pode ser conciliatória com a questão do desenvolvimento. Muito pelo contrário. Não tem nada que possa levar o Brasil para a agenda do futuro que não seja a agenda ambiental e da bioeconomia”, declarou.
O senador Dário Berger (PSB-SC) é o parlamentar que mais se destacou na Defesa da Educação em 2022. A categoria é apoiada pelo movimento Todos pela Educação.
Em seu discurso, Berger relembrou sua trajetória de defesa da educação ao longo da carreira política, e destacou a importância do ensino de qualidade. “Em toda minha vida pública, considerei a educação como mais do que uma prioridade, considerei a educação como uma paixão. Entendo que o futuro de uma nação se dá ao valor que ela atribui à educação. Se desejarmos melhorar no futuro, essa melhora se dará ao investir na educação”, declarou.
O senador aproveitou a oportunidade para reforçar a defesa da aprovação do Sistema Único de Educação, pauta por ele defendida, e que se encontra em trâmite na Câmara dos Deputados. Concluiu com a frase “Educação é um ato de amor, e também um ato de coragem”, de Paulo Freire, patrono da educação no Brasil.
A deputada Tabata Amaral foi premiada na categoria Melhores na Câmara, além de ser reconhecida pelos jornalistas entre os deputados mais bem avaliados. Marcelo Freixo também figurou na lista dos parlamentares melhores avaliados pelos profissionais da imprensa. Já Professor Israel foi premiado na categoria Defesa da Educação.
O Prêmio Congresso em Foco contribui como ferramenta de reconhecimento e valorização de parlamentares que fazem a diferença no Congresso Nacional. Para os parlamentares do PSB, essa é a prova de que estão no caminho certo para transformar o Brasil.
Com informações da Liderança do PSB na Câmara e do Congresso em Foco