Parlamentares do Partido Socialista Brasileiro (PSB) estão, mais uma vez, entre os escolhidos pelos 167 profissionais que fazem a cobertura jornalística do Congresso como os melhores representantes da população no Parlamento. Beto Albuquerque (PSB-RS), Luiza Erundina (PSB-SP) e Glauber Braga (PSB-RJ) fazem parte da lista de 24 deputados selecionados. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) está entre os dez representantes escolhidos no Senado Federal.
A votação, realizada pelo site do Congresso em Foco em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, é a primeira etapa da premiação, criada em 2006 para incentivar a população a acompanhar com mais atenção o desempenho dos congressistas. A classificação dos parlamentares será definida após votação pela internet.
Líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque foi indicado pela quinta vez ao prêmio que, para ele, estimula a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos. “Esta iniciativa também ajuda a difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores vão além do simples ato de votar”, avalia o parlamentar.
A deputada Luiza Erundina, única mulher a fazer parte de todas as edições da premiação, acredita ser esta mais uma confirmação de que o trabalho realizado corresponde às expectativas da sociedade. “Esse reconhecimento nos indica, mais uma vez, que honramos com o compromisso assumido com a população.”
Glauber Braga, outro indicado ao prêmio, é conhecido por estar sempre em contato direto com a população no desempenho de seu trabalho como parlamentar. Segundo ele, esse diferencial pode ter sido decisivo para a escolha dos jornalistas. “Só acredito na política se ela for feita em conjunto com as pessoas. Ouvir as vozes das ruas tem que ser um ato permanente", enfatiza Glauber.
Todos os parlamentares pré-selecionados pelos jornalistas receberão o Prêmio Congresso em Foco 2013. A sociedade define a lista final dos premiados, podendo acrescentar nomes, além de determinar a ordem de classificação dos congressistas. Os três mais votados receberão troféus. Quem ficar entre o quarto e o décimo lugar receberá placas.
A população poderá votar pela internet, no site www.congressoemfoco.com.br, no período de 9 de julho a 9 de setembro. A festa de premiação será realizada no dia 26 de setembro, em Brasília.