Para garantir direitos a crianças com deficiência de zero a seis anos, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), lançou o programa “Olhar para as diferenças”.
A iniciativa, coordenada pela primeira-dama Ana Luiza Câmara, será implementada, inicialmente, em 13 municípios pernambucanos. As cidades foram selecionadas por meio de um mapeamento territorial que identificou cerca de 450 crianças deficientes na fase da primeira infância morando nessas regiões.
O programa irá assegurar a essa parcela da população, serviços de assistência social, saúde e educação, áreas essenciais ao desenvolvimento infantil.
As atividades de inclusão serão realizadas pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde, além de entidades não-governamentais e prefeituras municipais.
Para auxiliar nas ações, uma equipe de 174 profissionais municipais foi capacitada. Além disso, foram elaboradas cartilhas sobre deficiência na primeira infância e sobre a síndrome congênita provocada pelo zika vírus. Serão disponibilizados 100 kits de desenvolvimento infantil, compostos por jogos e materiais pedagógicos, e 13 veículos adaptados para garantir o transporte dos atendidos.
“Queremos um Pernambuco de oportunidades para todos. Queremos chegar às camadas mais vulneráveis da população porque enxergamos a necessidade de, cada vez mais, termos um olhar para as diferenças, como o próprio nome do programa diz”, afirmou o governador.
De acordo com Câmara, o programa busca dar assistência a crianças com necessidades especiais para que elas tenham oportunidade de se desenvolver em uma fase tão importante que é a primeira infância. “Vamos cuidar dessas crianças e fazer com que elas sejam felizes morando no nosso Estado. Vamos trabalhar para que elas se tornem jovens e adultos em um Pernambuco mais justo e unido”, completou.
O lançamento do programa foi realizado na última sexta-feira (16), em Arcoverde, Sertão do Moxotó, e faz parte de mais uma etapa do 4º Seminário Todos por Pernambuco, que dialoga e debate com a população de todo o Estado sobre propostas de ações públicas e sugestões nas mais diversas áreas. Criado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB), em 2007, o Todos por Pernambuco busca conhecer a realidade econômica e social das cidades.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional