
Foto: Hélia Scheppa/SEI
Pelo segundo ano consecutivo, Pernambuco registrou queda nos índices de homicídios. Em novembro deste ano, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) tiveram a maior redução registrada entre os meses de novembro desde 2013.
De dezembro de 2015 a novembro de 2017, foram contabilizados 9.860 mortes violentas no Estado. Já nos dois anos subsequentes, entre dezembro de 2017 e novembro de 2019, foram 7.745 ocorrências do mesmo tipo. Uma redução de 21,45%, ou seja, menos 2.115 crimes contra a vida em dois anos.
O balanço revelou ainda que, no mês passado, somente um caso de feminicídio foi notificado, representando o menor índice do ano. O quantitativo demonstra uma redução de 80% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram registrados cinco casos.
Os dados foram apresentados pelo governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), em evento realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Aníbal Fernandes, no bairro de Santo Amaro, nesta terça-feira (17). Segundo a Secretaria de Defesa Social, um dos motivos para a escolha do local é a taxa zerada de homicídios no bairro ao longo de novembro de 2019.
Câmara destacou que a queda continuada dos índices é resultado dos investimentos do governo estadual na área de segurança e do trabalho integrado de prevenção entre os órgãos da gestão estadual. Somente em 2019, o orçamento total destinado pelo Governo de Pernambuco para a segurança pública foi de R$ 4,7 bilhões.
“Estamos mostrando que, mesmo em um cenário adverso de crise econômica e social por que passa o país, é possível continuar a reduzir a violência. Apostamos no trabalho integrado entre os órgãos de segurança, os órgãos de prevenção e a população pernambucana. É com esse símbolo de trabalho e determinação que vamos continuar nessa trajetória”, declarou o socialista.
O governador disse ainda que a queda dessa estatística se deve à repressão à violência e aos tráficos de drogas e armas. Ele anunciou mais policiais nas ruas a partir de janeiro de 2020.
“Em 2020, nós teremos a oportunidade de ter nas ruas 500 novos policiais militares e mais 500 novos policiais civis. Eles já estão na academia, terminando no final deste ano, e em janeiro vão estar nas ruas”, afirmou.
Segundo o socialista, a educação faz parte de uma das estratégias adotadas pelo governo para minimizar os números da violência. “A partir do ano que vem, Pernambuco vai ter também mais de 60% dos alunos do ensino médio estudando em escolas em tempo integral. Essa é a maior política de prevenção que se pode fazer: apostar em educação”, declarou.
Durante o evento, Câmara entregou certificados para parceiros que trabalharam no âmbito da ressocialização no Estado e contribuíram para a redução da violência em Pernambuco.