
Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu os 130 profissionais integrantes da primeira turma do novo programa Mais Médicos que vão trabalhar na rede de saúde da capital. A recepção ocorreu na manhã desta terça-feira (26), no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José.
Segundo Campos, até dezembro deste ano, mais um grupo de 100 médicos será incorporado ao programa e, no primeiro semestre de 2024, chegam outros 91, completando 321 profissionais para as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas (UBTs) do município.
A prefeitura vai investir, mensalmente, com alimentação e hospedagens, mais de R$ 900 mil por mês, quando o programa atingir sua capacidade máxima.
“Hoje é um dia histórico. A cidade está recepcionando 130 médicos que vão atuar na atenção básica de saúde e, quem conhece o Recife e escuta as pessoas, sabe que existe uma demanda para reforçar a equipe de saúde, sobretudo nos locais que têm vacância de médicos ou uma falta de cobertura de saúde da família”, disse o socialista.
“A prefeitura tinha 42 vagas disponíveis para o Mais Médicos e conseguimos aumentar para mais de 300 vagas no total. Então, vamos conseguir reforçar a atenção básica da saúde como um todo. A cada vez que isso acontece, o vínculo da saúde das famílias é fortalecido e doenças futuras são evitadas. Acreditamos e apostamos que é necessário cuidar de todos desde o início e esse passo é muito importante”, completou o prefeito.
Os novos profissionais assistiram a uma apresentação sobre a rede de saúde do Recife e o programa Recife Cuida, que é a estratégia do município para fortalecer a atenção básica, a média e a alta complexidade. Após o acolhimento, os médicos passam por um curso de formação, fornecido pela Escola de Saúde do Recife. Serão 88 horas/aula de curso com as mais diversas áreas da saúde, facilitando a adaptação à realidade e desafios do SUS no Recife, até que assumam seus postos nas unidades.
Em infraestrutura, renovação do parque tecnológico, contratação de pessoas, transformação digital e implantação de um novo modelo de gestão, estão sendo aplicados, até o final de 2024, R$ 400 milhões de reais pela prefeitura.
Os médicos serão lotados em áreas com grande demanda por atendimento de saúde da família e onde há dificuldade de fixação de profissionais.
Atualmente, o Recife já conta com 42 médicos do Mais Médicos, a partir de convênio firmado quando o programa foi pioneiramente implantado, em 2013.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife