
Foto: Humberto Pradera
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) David Almeida assinou ficha de filiação ao PSB nesta quinta-feira (22), em Manaus. O ato contou com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, que avalizou o ingresso do amazonense.
Segundo Siqueira, a filiação de David aos quadros do PSB é uma das “mais importantes”. “Me alegra saber que o nosso partido poderá contar, a partir de hoje, com essa grande figura pública”, afirmou.
O presidente socialista destacou que o PSB terá candidaturas competitivas aos governos de pelo menos 10 estados. Siqueira disse esperar que David aceite o desafio de concorrer ao Executivo estadual pelo partido. Entretanto, ressalva que esta é uma decisão local e, principalmente, do próprio parlamentar.
“O partido está em plena expansão. Acredito que ele, pela sua liderança, capacidade e pelo exercício que desempenha na Assembleia está preparado para assumir qualquer função. E que seja agora majoritária, não mais proporcional. No entanto, quero ressaltar que a decisão é local e especialmente do próprio candidato. A direção nacional deseja que ele aceite esse desafio”, disse.

Foto: Humberto Pradera
Para Siqueira, a “onda conservadora que invadiu parte do mundo e chegou ao Brasil com o governo de Michel Temer precisa ser varrida” nas eleições deste ano. Por isso, defendeu que o país e o Amazonas precisam de renovação de suas lideranças políticas. O nome de David Almeida, segundo o presidente socialista, é um “sangue novo” ao país e ao Estado.
David agradeceu o convite para ingressar no PSB e se colocou à disposição “para somar no crescimento do partido”.
“O PSB tem um conceito de credibilidade, honestidade e confiança. Eu ingresso no partido buscando soluções para o Amazonas e para o Brasil. A minha maior motivação para me filiar ao PSB foi a confiança nas pessoas que estão à frente do partido e o compromisso de lutar por melhorias, de buscar e prospectar mudanças para o nosso Estado e para o país”, afirmou David durante entrevista à imprensa.
Sobre a possível candidatura ao governo do Amazonas, o novo socialista afirmou que não irá antecipar etapas. “Hoje, nós estamos concluindo uma etapa, a da filiação. Os passos seguintes serão dados dentro de um princípio do entendimento, de conversas, na busca de convergências. Ressalto que, passo a passo, vamos tomar nossas decisões sem antecipar etapas”, finalizou.
Também participaram do ato o presidente estadual do PSB-AM, vereador Marcelo Serafim, o presidente de honra do partido, deputado Serafim Corrêa, além de lideranças municipais e estaduais.


Foto: Humberto Pradera
David Almeida
Natural de Manaus e nascido em 8 de fevereiro de 1969, David Almeida é bacharel em Direito pela Universidade Luterana de Manaus (Ulbra).
Iniciou sua carreira política em 2006, quando foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas com 7.569 votos. Em 2010, recebeu 24.479 votos. Atualmente, está em seu terceiro mandato consecutivo na ALE-AM, conquistado nas eleições de 2014 e eleito por 24.189 votos.
No período de 2014-2015, assumiu a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia. Já de 2015 a 2016, assumiu a Liderança do Governo junto ao Poder Legislativo e a 2ª vice-presidência da Casa.
David Almeida foi eleito presidente da Aleam para o biênio 2017/2018, na eleição ocorrida em 20 de dezembro de 2016, com 17 votos. De maio a outubro de 2017, foi governador interino do Amazonas, após cassação de José Melo (PROS) e do vice, Henrique Oliveira (SD), por compra de votos nas eleições de 2014.
Confira a galeria de fotos do evento no Flickr do PSB Nacional:
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional