O Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), conquistou o Prêmio Selo de Mérito 2015. A premiação é promovida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) e tem como objetivo promover, estimular e divulgar os projetos relevantes dos Estados e Municípios no âmbito da habitação de interesse social, entre outros objetivos.
A Paraíba concorreu com mais de 20 projetos inscritos de todas as regiões do país e venceu em duas categorias. Na categoria Projetos de Impacto Regional, com o projeto Energia Solar Fotovoltaica, e na categoria Projetos Focados no Atendimento de Grupos Específicos, com Residencial para idosos, Cidade Madura.
Os projetos foram julgados por uma comissão formada por representes do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB).
Esta é a terceira vez que a Paraíba recebe a premiação. O trabalho de humanização de favelas na comunidade da Glória em Campina Grande, e o Projeto Mariz, na Capital, já foram premiados em edições anteriores. Para a presidente da Cehap, Emilia Correia Lima, a conquista serve para mostrar que a Paraíba pode ser exemplo para o Brasil. “Esse reconhecimento mostra que estamos construindo uma responsabilidade à frente do nosso tempo, com novos paradigmas”, disse.
A premiação, que este ano acontecerá em Campinas/SP, no 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, irá contemplar 10 projetos que se destacaram e que são exemplos que podem ser replicados nos demais estados da federação.