Os partidos representados na Câmara dos Deputados definiram nesta quinta-feira (28) a divisão, entre as legendas, das presidências de cada uma das 25 comissões permanentes da Casa, inclusive as duas criadas pelo Plenário na quarta-feira (27). O Partido Socialista Brasileiro (PSB) presidirá as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.
A escolha foi feita levando em consideração o tamanho atual de cada bancada, após a janela da troca de partidos. Esse novo formato de escolha foi definido em votação que ocorreu também ontem. As novas Comissões, de Defesa do Direito da Mulher e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa terão 22 integrantes titulares cada.
A partir de agora, os partidos têm até às 11h da próxima terça-feira (3) para indicar os membros dos colegiados. As eleições de cada mesa (presidente, 1º, 2º e 3 vices) ocorrerão às 12h e às 14h do mesmo dia. Será permitida candidatura avulsa dentro de um mesmo partido. A expectativa é que já na quarta-feira (4) as comissões comecem a trabalhar, podendo votar projetos de lei.
O PSB se reunirá até a próxima terça-feira para definir quem presidirá as duas comissões que ficaram a cargo da Legenda e os colegiados em que os socialistas serão membros titulares e suplentes.
Com informações da Agência Câmara