Dirigentes estaduais do PSB, Rede Sustentabilidade e PPS promoveram na manhã desta sexta-feira (07) reunião preparatória para o Seminário Regional que será realizado em Porto Alegre no próximo dia 22 de fevereiro sobre as diretrizes para o programa de Governo da aliança programática das siglas. O presidente Nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a fundadora da REDE Sustentabilidade, ex-senadora Marina Silva estão confirmados no evento.
O presidente estadual do PSB, deputado federal Beto Albuquerque, destacou o perfil de democracia de alta intensidade promovido neste processo de elaboração do programa de governo da aliança. “Nós poderíamos simplesmente sentar e escrever o programa de governo entre nós mesmos, mas o objetivo é compartilhar. Democracia de alta intensidade é ampliar os limites de participação da sociedade nos processos de decisão”, salientou o socialista ao lembrar um dos eixos de debate. O encontro regionalizado que ocorrerá na capital gaúcha irá proporcionar o aprofundamento dos cinco eixos destacados agregando mais um. “O sexto eixo será estrategicamente o debate sobre a questão regional onde poderemos discutir as diferentes realidades e necessidades de cada região do Brasil”, explicou Beto ao informar que os próximos encontros ocorrerão no Rio de Janeiro, Recife, Goiás e Manaus. Para este Seminário Regional, que envolverá também os estados do Paraná e Santa Catarina, serão convidadas entidades representativas da sociedade e lideranças setorizadas para discutir as questões regionais.
Sônia Bernardes, dirigente da Rede no RS, enfatizou a forma como vem sendo realizada a aproximação das siglas afirmando que o debate programático representa uma oxigenação na política nacional. Já os dirigentes do PPS gaúcho presentes na reunião destacaram o entusiasmo da sigla com a aliança já que, segundo o dirigente estadual Luiz Fernando Moraes, esta aproximação “levou o PPS de volta ao caminho mais próximo de sua raiz”. Para eles, a condução política adotada pelo PSB e Rede já demonstra o diferencial do projeto que “ areja o cenário nacional”.
Lançamento
Na última terça-feira (04), o presidente Nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a fundadora da REDE Sustentabilidade, ex-senadora Marina Silva, lançaram as cinco diretrizes para a elaboração do Programa de Governo da aliança programática entre as duas siglas, em um dia que também foi anunciada a adesão a essa frente política do Partido Popular Socialista – o PPS. Com a definição desses eixos de debates, essa composição de partidos parte agora para a consolidação do texto final desse programa, a partir de encontros regionalizados. Os cinco Eixos programáticos para o novo ciclo de desenvolvimento sustentável são: Estado e a democracia de alta intensidade, Economia para o desenvolvimento sustentável, Educação, cultura e inovação, Políticas sociais e qualidade de vida e Novo urbanismo e o pacto pela vida.