O Partido Socialista Brasileiro do Rio De Janeiro fez seu Congresso Municipal neste sábado (16) na Câmara Municipal do Estado e lançou ”puro sangue” de candidatos a vereador. O presidente do PSB, Deputado Federal Alexandre Cardoso, saudou a todos, afirmando que “o Partido Socialista se posiciona nestas eleições como um aliado disposto a ampliar e investir fortemente na administração de nosso município mais uma vez, pois os resultados que temos até agora têm sido promissores: a gestão da atual prefeitura tem avançado e nós temos condições de contribuir muito para que este avanço seja ampliado e atinja cada vez mais, principalmente, aqueles que necessitam de ajuda”.
O prefeito Eduardo Paes foi ao evento e declarou que “o apoio do Partido Socialista Brasileiro (PSB) à minha reeleição, demonstra a qualidade desta aliança. A preocupação dos socialistas é direcionada fundamentalmente para o ser humano componente fundamental e central de todas as nossas realizações.”.
Cerca de 400 pessoas lotaram o plenário e as galerias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Candidatos das várias regiões do município compareceram acompanhados de suas militâncias. O sanitarista Oscar Berro, afirmou que: “minha candidatura é fruto de uma profunda preocupação com a saúde dos jovens.” A delegada Marina Magessi, colocou sua preocupação: “quero construir e aperfeiçoar os cuidados com os dependentes químicos.” Marcelino d’Almeida (ex-deputado estadual) levantou sua atenção às carências da cidade: “segurança é fundamental”, disse ele. Pedro Porfírio (ex-vereador) aponta as necessidades básicas que ainda não são atendidas em nosso município: “saneamento, saúde, transporte, educação são carências não supridas pelos governos, apesar da população pagar corretamente seus impostos, as mazelas continuam”. Armando José (ex-deputado estadual) explica que: “temos de olhar para aqueles que mais necessitam de ajuda, pois eles existem. Nós socialistas não podemos deixar de lutar por eles.” Marcos Braz (ex-diretor de futebol do Flamengo) observa: "o esporte tem que ser uma proposta para aperfeiçoamento do ser humano.” Marcelo Tijolo (vice-presidente do Salgueiro) entende que: “a cultura é elemento de difusão das características de uma população e, portanto nossa cultura deveria ser tratada com maior sensibilidade para que não sofra os atropelamentos vindos de outras regiões do planeta”. Júnior Negão (Atleta, Campeão Mundial de Futebol de Praia) olha também o esporte como um dos caminhos a seguir para o aperfeiçoamento do ser humano: “A disciplina, a preparação, o cuidado com o corpo e com a mente obrigatórios a todo esportista demonstram cuidado consigo mesmo. Nosso povo precisa aprender a cuidar de si”. Monica Gonçalves (Moniquinha do PSB) alertou para a questão de políticas públicas municipais para as mulheres: "Não basta apenas um conjunto de leis que punam a violência contra a mulheres, é preciso educar a sociedade para que não haja mais crimes cometidos contra nós. Só mudaremos a sociedade quando conquistarmos nosso espaço nas esferas de Poder."
O PSB tem, atualmente, dois vereadores com mandato: Carlos Eduardo, médico intensivista, alerta para os problemas que “até sempre” não se resolvem na cidade: “a população tem que se conscientizar e lutar por melhores condições de vida”. Rubens Andrade olha para a sua zona norte da cidade com o desejo de sempre buscar compreender as carências de nosso povo. “É esta gente que nos elege e confia em nosso trabalho. Nós políticos temos que adquirir o respeito da população trabalhando.”