Recife ocupa o primeiro lugar nacional de melhor grau de transparência na gestão pública dentre todas as capitais do país, segundo o ranking “Escala Brasil Transparente”, da Controladoria-geral da União. A capital pernambucana recebeu nota máxima na avaliação que engloba estados, capitais e municípios com mais de 50 mil habitantes. Ao todo, foram analisados 691 entes.
“O Recife dá exemplo mais uma vez não apenas mantendo a liderança no ranking, mas alcançando a nota máxima em todos os itens avaliados”, destaca o prefeito do Recife, João Campos(PSB).
Recife lidera no Brasil tanto na análise de transparência ativa, aquela que tem como referência informações publicadas em sites oficiais e portais de transparência, quanto na transparência passiva, cujos dados são inseridos no sistema da Controladoria. Os quesitos foram avaliados entre agosto de 2019 e dezembro de 2020.
Responsável pelo Portal da Transparência do Recife, a Controladoria-Geral do Município tem a função de fomentar o controle social a partir da disponibilização de informações que possibilitem aos cidadãos acompanhar as ações e programas do Poder Executivo municipal. Na primeira edição da avaliação EBT, o Recife também liderou o ranking, com nota 9,9.
Outras avaliações também marcaram a desenvoltura do Portal da Transparência do Recife, lançado em 2013. A cidade já conseguiu destaque na ONG Contas Abertas, no Ministério Público Federal, atingindo notas máximas e primeiro lugar em todo o Brasil. Nesta avaliação, Recife está ao lado de estados como Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais e de capitais como João Pessoa(PB) e Campo Grande (MS).
Com informações do Diário de Pernambuco