
Foto: Marcos Pastich/PCR
A gestão municipal do Recife, sob comando do prefeito João Campos (PSB), promoveu uma festa histórica com o retorno do carnaval na cidade após a pandemia. Com 44 polos descentralizados, programação composta massivamente por artistas pernambucanos, forte organização e público de 2,7 milhões de foliões, um recorde de participantes, as festas de Momo foram sucesso absoluto na capital pernambucana.
Foram injetados mais de R$ 2 bilhões na economia local, gerados cerca de 50 mil postos de trabalho temporários e entoadas mais de 1 mil horas de música, o que confirma o reconhecimento da Unesco que classificou Recife como “Cidade da Música”.
“A avaliação que nós temos é de que foi um grande Carnaval, um Carnaval com muita organização e marcado com muita pacificação e presença espalhada em toda a cidade. Mais uma vez tenho a convicção de que o Recife se consolida como o Carnaval único, exemplar e que tem muita tradição”, afirmou o prefeito João Campos.
O carnaval do Recife teve forte organização não só nas áreas relativas à cultura e ao turismo, mas também na salvaguarda de serviços essenciais. Na segurança, a Guarda Civil Municipal contou com 3.494 agentes, 60 viaturas e quatro motocicletas, além de 45 câmeras só no Bairro do Recife. Na saúde, foram escalados dois mil profissionais, 36 ambulâncias e 40 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na limpeza urbana, 1,2 mil trabalhadores entraram em ação, recolhendo 417 toneladas de lixo.
“Foi um Carnaval de números superlativos, com muita preocupação também com o social, com a limpeza urbana, com a inclusão e com o acesso amplo e gratuito de toda a população e dos visitantes. Toda a equipe da Prefeitura do Recife, representada pelo prefeito João Campos, merece reconhecimento pelo sucesso desse carnaval da retomada, após dois anos sem a folia devido à pandemia”, avalia Sileno Guedes, que é líder do PSB na Alepe.
Sileno e o também deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), apresentaram um requerimento à mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para aprovação de um voto de aplauso à Prefeitura pelo sucesso na condução das festas.
Segundo os parlamentares do PSB, a prefeitura também se destacou na comunicação com a TV Conecta Recife, recém-criada pela gestão de João Campos e estreante na cobertura do carnaval. Com uma equipe de 30 pessoas, a emissora pública levou imagens do Carnaval do Recife para mais de 30 países, contribuindo para divulgar a cultura da cidade e de Pernambuco.
Na programação, 98% da grade foi com artistas locais, 1.644 apresentações da Cultura Popular (aproximadamente 60%), 340 apresentações de orquestras de frevo e mais de 500 apresentações de bois de carnaval, caboclinhos, afoxés, maracatus e outras manifestações culturais.
A ocupação hoteleira na cidade, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) é de 96,12%. No Carnaval 2023, a permanência média passou para 5 noites, ultrapassando o dado anterior, que era de 4 noites.
Inclusão, atenção a trabalhadores e mulheres
Em uma ação inédita, catadores e autônomos puderam trabalhar com tranquilidade nos dias do Carnaval do Recife, ao saberem que seus filhos estariam em segurança na Casa do Pequeno Folião, em horário integral. O espaço funcionou na Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar e acolheu 43 crianças entre 0 até 6 anos de idade. No local, as crianças puderam dormir, fazer refeições e lanches, além de participar de atividades recreativas e lúdicas.
Além da Casa do Pequeno Folião, três Espaços de Proteção também funcionaram para proteger 247 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou de trabalho infantil no Polo Arsenal, no bairro de Santo Antônio e no Polo Ibura de Baixo.
Na Central do Carnaval foi realizado o empulseiramento de 11.541 crianças com o objetivo de garantir a segurança, caso se perdessem, pois estariam identificadas para serem levadas de volta aos pais ou responsáveis. A pulseira continha informações dos nomes e os contatos dos responsáveis pelas crianças.
A Central de Direitos Humanos e Acessibilidade foi visitada por cerca de 200 foliões, que receberam atendimento acessível com intérpretes de libras, programação em braile para consulta e voluntários treinados em acessibilidade.
O palco do Marco Zero contou com tradução em Libras e Audiodescrição. Além dos intérpretes de libras e equipamentos de audiodescrição, a pessoa com deficiência que foi prestigiar os shows no Marco Zero contou com um espaço acessível em frente ao palco, o frontstage, para curtir a folia juntamente com seus respectivos acompanhantes. Além do Marco Zero, todos os demais palcos do Carnaval do Recife 2023 contaram com espaço acessível para receber foliões com deficiência.
Com informações da Prefeitura do Recife