Um projeto de lei proposto pela vereadora Renata Falzoni (PSB), em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, busca transformar vagas de estacionamento nas ruas em áreas verdes. A medida tem como objetivo controlar e combater enchentes e reduzir a poluição na capital paulista.
A proposta também conta com a assinatura dos vereadores Marina Bragante (Rede) e Nabil Bonduki (PT).
De acordo com o texto, as chamadas “vagas verdes” devem ter cinco metros de comprimento e ocupar até 20% da extensão da quadra.
A escolha das vias para a instalação das vagas irá priorizar locais com maior incidência de ilhas de calor, definidas por estudos do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Calçadas onde a faixa de circulação de pedestres impossibilite o plantio de árvores, e áreas sujeitas a enchentes, também são listadas como prioridades.
Os locais definidos serão disponibilizados para a consulta do público por 30 dias, e moradores podem requerer a instalação.
O projeto de lei também determina a criação de parcerias entre o Executivo e entidades interessadas para fazer a instalação e manutenção das vagas verdes.
Com informações da Folhapress