O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou, nesta segunda-feira (10), o investimento de R$ 635 milhões em novos projetos e investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado nos próximos dois anos.
Entre os investimentos está prevista a construção de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), totalizando R$ 350 milhões e ampliando o acesso da população aos serviços odontológicos, assim como a cobertura de Saúde Bucal e o reforço da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) capixaba.
Além disso, terá a conclusão de 108 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a aquisição de novas ambulâncias e de veículos de transporte eletivo.
As medidas foram anunciadas na primeira reunião de alinhamento estratégico do Governo do Estado com os prefeitos e gestores municipais da Saúde, realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.
Na ocasião, também foi anunciada a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses (CICC – Arbovirose) como estratégia de enfrentamento e de resposta ao crescente de casos, em especial, de dengue e Oropouche, consideradas epidemias no Espírito Santo. O Centro tem por finalidade coordenar, de forma integrada e articulada entre a Secretaria da Saúde e demais instituições participantes, as ações de monitoramento, análise epidemiológica e respostas às arboviroses no Espírito Santo.
“Avançamos muito na área da Saúde nos últimos anos. Superamos o antigo cenário de hospitais com corredores lotados de pacientes. Podemos dizer que hoje somos o melhor Estado com leitos por paciente. Agora estamos trabalhando para resolver a questão das consultas e cirurgias eletivas. Já avançamos com as teleconsultas. Vamos dar sequência à construção e reforma de unidades de saúde e vamos dar apoio à saúde primária junto com a necessidade dos municípios. Iremos construir Centros de Especialidades Odontológicas e de Atenção Psicossocial”, afirmou o governador.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Espírito Santo