O candidato a prefeito pela coligação “Para Renovar Fortaleza”, Roberto Cláudio (PSB), recebeu nesta segunda-feira (15/10), a adesão do PCdoB, que teve o senador Inácio Arruda concorrendo ao cargo de prefeito no primeiro turno das eleições. Inácio também declarou apoio à candidatura de Roberto Cláudio, bem como seu candidato a vice, deputado federal Chico Lopes, também do PCdoB.
O evento aconteceu na sede estadual da sigla e contou com a presença de deputados federais e estaduais, de vereadores e de prefeitos eleitos do PCdoB, bem como de secretários de governo filiados ao partido. O candidato a vice de Roberto Cláudio, Gaudêncio Lucena (PMDB), também participou do evento
O presidente municipal do PCdoB, Luís Carlos Paes, saudou a presença dos candidatos da coligação “Para Renovar Fortaleza”. “Fortaleza precisa de um projeto para os próximos 20 anos. Roberto Cláudio representa a força da mudança e da renovação que a cidade precisa”, destacou. O dirigente municipal listou itens da plataforma de governo do PCdoB, dentre os quais criação do Instituto de Planejamento do Município, implantação do piso salarial integral para professores e gestão participativa. Segundo Luís Carlos Paes, o candidato do PSB acolheu todas as propostas e firmou o compromisso de incluí-las em seu plano de governo.
O presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), afirmou que Roberto Cláudio prega mudança e renovação na administração da cidade. Patinhas destacou que a decisão de apoiar Roberto Cláudio no segundo turno partiu de decisão plenária do diretório municipal do PCdoB.
O senador Inácio Arruda também comentou a decisão coletiva do partido. “Somos um partido democrático e popular. A cidade precisa ser ouvida para avançar. Queremos dar essa contribuição”, destacou. Inácio Arruda disse ainda que as propostas do candidato Roberto Cláudio se incorporam à plataforma de governo do PCdoB. Para o senador, uma nova eleição está em curso. “A eleição do dia 7 acabou. A eleição agora será a do dia 28 de outubro. Somos uma única força para apoiar Roberto Cláudio como prefeito”, declarou.
“Estou muito feliz por este momento aqui na sede estadual do PCdoB, partido que prestou e continua a realizar um enorme serviço de consolidação da democracia brasileira”, afirmou Roberto Cláudio ao receber o apoio do partido.
O candidato do PSB destacou a trajetória política de Inácio Arruda, que, segundo Roberto Cláudio, é marcada pela luta e respeito aos mais carentes. “Temos que reconhecer o papel deste senador da República, respeitado em todo o País. O Estatuto das Cidades, grande vitória das comunidades e bairros, teve à frente como defensor o cearense Inácio Arruda”, frisou o candidato do PSB.
Roberto Cláudio também defendeu a aliança com o PCdoB e demais partidos, avaliando que a compreensão entre os aliados é a de que é necessário avançar, mudar e renovar para construir uma nova Fortaleza. Roberto Claudio defendeu a importância econômica e social da Região Metropolitana de Fortaleza e a criação do Instituto de Planejamento do Município de Fortaleza, itens defendidos no plano de governo do PCdoB.
O candidato do PSB enalteceu as lutas sociais do partido comunista e a militância aguerrida da sigla partidária. Ele comentou sobre o apoio do PCdoB à sua candidatura. “Tenho a honra de ser votado pelo PCdoB. O 65 agora é 40”, afirmou.
Participaram ainda do evento o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos; o deputado federal João Ananias, o deputado estadual Lula Morais e a vereadora Eliana Gomes (todos do PCdoB); e o deputado estadual Carlomano Marques (PMDB).