Foi criada na última quarta-feira (06) a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Alimentação Fora do Lar – Bares e Restaurantes. O objetivo é integrar o segmento e o Congresso Nacional, contribuindo para o desenvolvimento dos bares e restaurantes de todo o País. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) participou do lançamento, ao lado do deputado Márcio França (PSB/SP), vice-presidente da frente, da senadora Lídice da Mata (PSB/BA), e do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/DF), Jaime Recena.
O presidente da frente, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), destacou a importância do trabalho que será desenvolvido pelos parlamentares. “É um setor que está em todos os municípios brasileiros e que gera milhares de empregos, vamos trabalhar para construir a agenda do segmento, organizando-o politicamente, para que a lei nunca seja um impedimento para ele crescer”, defendeu.
“O turismo é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda”, afirmou o senador Rollemberg. “O setor de bares e restaurantes emprega milhões de brasileiros e é fundamental para garantir o turismo de qualidade e boas opções de lazer para a população local”, acrescentou o parlamentar.
Segundo a Abrasel, o segmento de bares e restaurantes é responsável por 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB). São um milhão de empresas registradas e seis milhões de empregos diretos gerados. Mais de 50% dos empregos do turismo estão ligados ao segmento de bares e restaurantes.
Para Jaime Recena, a frente parlamentar é um marco. “A partir de agora, está oficialmente aberto o canal de diálogo entre o Congresso Nacional e o segmento de bares e restaurantes”, destacou o presidente da Abrasel/DF. “A frente parlamentar é uma grande vitória, que gera também muita expectativa”, acrescentou. “Não serão mais criadas leis que envolvam o setor sem a discussão e a participação do nosso segmento”, concluiu.