A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados aprovou requerimento da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) para debater com a sociedade civil e o governo federal, durante o 11º Seminário LGBT do Congresso Nacional, temas relacionados às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/HIV/Aids). O encontro deve ocorrer em maio na Câmara. A ação é conjunta com as comissões de Direitos Humanos e Minorias e Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
A deputada Janete explica a escolha da temática, proposta conjuntamente com o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). “A população jovem está vulnerável. Há uma tendência mundial de aumento da infecção por DST nessa população. Por isso, a sociedade e o poder público precisam fortalecer os mecanismos de informação aos jovens para prevenir e tratar essas doenças”.
Estatística
O aumento dos casos em grupos específicos, como o de jovens homossexuais, travestis e mulheres de 13 a 19 anos, é motivo de preocupação. Nesta faixa etária, as mulheres ultrapassaram os homens em número de novos casos, um fenômeno inédito e alarmante. Já na faixa etária acima de 50 anos, a taxa de incidência de Aids em mulheres aumentou quase 76% entre 1998 e 2010, enquanto nos homens o aumento foi de menos de 23% no mesmo período. No Brasil, cerca de 720 mil pessoas vivem com o HIV. Destas, 150 mil não sabem que são soropositivos.
Os esforços atuais para o controle da epidemia no Brasil passam pelo diagnóstico precoce da infecção, o tratamento das pessoas vivendo com HIV e Aids e a implementação de estratégias de prevenção para toda a população.
Convidados
Serão convidados representantes do governo federal, da sociedade civil e de especialistas em saúde, Direito, educação, sexualidade, psicologia e cultura.