A senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) comemorou, em pronunciamento no Plenário da Casa nesta quarta-feira (13), a redução da fome no Brasil durante o governo Lula-Alckmin. Segundo ela, a conquista é atribuída à “luta do governo Lula” por meio do Programa Fome Zero, que começou ainda no primeiro mandato de Lula como presidente da República em 2003.
“Logo no início, essa política pública social, que chegou como o [Progama] Fome Zero, atendia apenas a uma cidade no interior do Piauí. Foi quando começou a longa batalha para a retirada do Brasil, em 2014, do Mapa da Fome das Nações Unidas. Ali, marcava-se a chegada de uma série de políticas públicas sociais que seriam implementadas para erradicar a fome e a miséria no Brasil”, lembrou.
Dados da pesquisa realizada pelo Instituto Fome Zero (IFZ) apontam que 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome e 20 milhões reduziram a insegurança alimentar moderada em 2023. O resultado do estudo, solicitado pelo Ministério Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), representa diminuição de 30% da insegurança alimentar total no país.
Ana Paula destaca que, embora o Brasil ainda não esteja completamente livre dessa realidade, os esforços do governo e suas políticas públicas eficazes, como a ampliação do Bolsa Família, têm sido fundamentais.
“Ainda não estamos totalmente fora do Mapa da Fome, mas este é um dado que precisa, sim, ser comemorado, porque é resultado de uma série de políticas públicas assertivas do presidente Lula, relacionadas, por exemplo, à queda do desemprego, à diminuição da inflação dos alimentos e, claro, ao Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome”, declarou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Agência Senado