O vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe, Zezinho Sobral (PSB), abriu o encontro ‘Escola mais segura: orientações e práticas’, que reuniu dezenas de professores, gestores e representantes do conselho escolar de Aracaju e municípios, no último final de semana, na capital sergipana, para debater o aperfeiçoamento de práticas de segurança escolar no Estado.
Durante o evento, Sobral destacou as ações do programa Escola Segura e a participação da comunidade escolar na construção de soluções pacificadoras para o ambiente de ensino. “O movimento Escola Segura tem o cuidado com nossos 160 mil alunos que, diariamente, frequentam as nossas escolas. Destaco a participação dos gestores, em sintonia com o Observatório das Violências da UFS, com as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Divisão de Segurança na Escola”, declarou. “Lembramos que este ano já temos o Acolher, as atividades psicossociais que tendem a prevenir determinadas situações. Vamos preparar a todos para saber enfrentar, criar relações mais próximas, porque a comunidade é capaz de encontrar soluções de pacificação nas escolas e criar ambientes seguros”, definiu.
O primeiro encontro de formação continuado foi destinado ao aperfeiçoamento de práticas de segurança escolar, abordagem de técnicas de primeiros socorros, de defesa pessoal, prevenção à incêndio, evacuação, ameaças ao patrimônio e momentos de pânico. O ciclo continuará nos próximos dias com outros técnicos das regionais de Educação.
Com informações do Governo de Sergipe