O deputado Fernando Coelho (PSB-PE) apresentou na última semana proposta de incentivo fiscal à produção e comercialização de veículos automóveis movidos à eletricidade ou híbridos. O objetivo é isentar a carga do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e inserir o Brasil na corrida internacional por novos paradigmas de fontes energéticas, especialmente para o transporte individual urbano.
“Existe uma preocupação com os efeitos climáticos das emissões de gases e as perspectivas de grande elevação dos preços do petróleo. Em um mundo carente de energia, a grande eficiência dos motores elétricos chama a atenção da indústria, dos governos e também dos consumidores”, argumentou o socialista.
De acordo com o Projeto de Lei nº 4.086/12, ficam isentos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os veículos de passageiros e de uso misto, com motor de indução eletromagnética ou combinação de pistão alternativo e indução eletromagnética. O incentivo beneficia também as baterias e acumuladores, cujos elevados custos de produção têm sido apontados como os principais responsáveis pelos elevados preços desses veículos.
Fernando coelho está confiante que a proposta contribuirá decisivamente para ampliar o mercado brasileiro, abrindo-lhe as portas a essa nova alternativa energética. “A importância estratégica que essas tecnologias podem adquirir, ainda em curto prazo, tem levado em todo o Mundo à criação de programas governamentais de incentivo, considerando que sua viabilidade econômica ainda depende de apoio e fomento do Estado”, concluiu o deputado.